Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Porto Nacional recebe neste mês o tradicional festejo de Nossa Senhora das Mercês

Porto Nacional recebe neste mês o tradicional festejo de Nossa Senhora das Mercês Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Porto Nacional recebe neste mês o tradicional festejo de Nossa Senhora das Mercês Porto Nacional recebe neste mês o tradicional festejo de Nossa Senhora das Mercês

Com o tema “Senhora das Mercês 800 anos inspirando leigos e leigas”, o festejo da Padroeira Nossa Senhora das Mercês é uma das maiores festas religiosas do Estado do Tocantins, que ocorre entre os dias 15 e 24 de setembro.

A festa é comemorada há mais de 100 anos e recebe milhares de fiéis que demonstram sua fé em noites de celebração na Igreja Matriz da Catedral Nossa Senhora das Mercês.

Atualmente sob a administração do atual pároco, o Pe. Jucimar Ribeiro, o festejo está superando as expectativas, seja por parte dos organizadores, como também da comunidade que participa. E não se limita apenas ao território paroquial, mas porque tradicionalmente já passou a fazer parte do calendário festivo do Município.

O secretário da Cultura e Turismo (Secult), Arnaldo Bahia, falou sobre a importância da gestão do prefeito Joaquim Maia estar vivenciando junto com a população um momento tão importante para cidade. “Além de um evento religioso, é um evento que a comunidade se junta, onde há a presença significativa do povo portuense. Todos os anos, estaremos aqui para ajudar, contribuir e, acima de tudo, valorizar com muito respeito o festejo da Padroeira de Nossa Senhora das Merçes”, frisou o secretário da Secult.

Religiosidade

“Queremos convidar a todos a participar das nossas festividades deste ano, onde na ocasião, estaremos enfatizando o chamado “800 anos de Nossa Senhora das Mercês”, porque na história da Igreja, Nossa Senhora recebeu vários títulos, como Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida. E Nossa Senhora das Mercês é um título que Maria Mãe de Jesus recebeu há 800 anos. No sentido de que, Mercês tem a ver com a questão da libertação dos negros que viram Nossa Senhora como aquela que liberta. Ao todo, são 10 dias de celebrações litúrgicas, adorações, procissões, quermesses, leilões, atividades culturais, enfim, iremos vivenciar juntos ao nosso amado povo de Deus, grandiosos momentos de muita fé e espiritualidade”, afirmou o Pe. Jucimar Ribeiro.

Corrida da Padroeira

A Corrida de Rua da Padroeira Nossa Senhora das Mercês vai acontecer no dia 23 de setembro às 7h, com a largada e chegada na Praça da Catedral. A Corrida é organizada pela ACISA-PN, voltada para o público adulto, com o foco na comunidade geral, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a adoção de um estilo de vida e hábitos saudáveis.

O Atleta inscrito na Corrida receberá no dia da entrega do KIT, cinco unidades de rifas, que correspondem ao sorteio de uma moto 0 km. O sorteio será realizado no dia 24 de setembro na Paróquia Catedral Nossa Senhora das Mercês. 

Os atletas são responsáveis pelo preenchimento da rifa com seus dados pessoais e de colocá-la na urna (que estará na Paróquia) para participação no sorteio.

Cada participante legalmente inscrito, terá direito a um Kit com chip, um número de prova e como forma de cortesia uma camisa do evento, além de receber ao final, a medalha de participação. Haverá premiação especial em dinheiro para os 5 primeiros colocados geral (feminino e masculino).

Parceria 

A Prefeitura de Porto Nacional é parceira do festejo e da corrida de rua, através das Secretarias da Infraestrutura e da Cultura e do Turismo (Secult).