Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcos Veloso

Com o objetivo de educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural foi iniciado na noite desta segunda-feira, 17, a 12ª Primavera dos Museus, que esse ano discute a temática “Celebrando a Educação em Museus”.

A programação em Gurupi está diversificada e foi aberta na Biblioteca Pública Municipal Professora Deusina Martins Ribeiro, com apresentação musical dos alunos do Centro Cultural Mauro Cunha e a palestra com o tema “preservação da memória de um povo: reflexões”, ministrada pelo professor e historiador Roberto José Ribeiro, conhecido como professor Robertão, que fez uma abordagem da história de Gurupi, desde o início, com apresentação de documentos como a ata da instalação do município. Ele enfatiza que é uma missão das pessoas e poder público por meio de suas instituições disseminar à população, em especial, às crianças a história da cidade, dos antepassados, pois um povo sem memória é um povo sem história.  “É relevante sempre poder falar das nossas origens”, destacou.

A secretária de Cultura e Turismo, Zenaide Costa, ressaltou que as atividades realizadas nesta semana é uma maneira de mostrar para o Brasil que a memória de Gurupi está sendo preservada e repassada à população. “Gurupi é uma cidade jovem, que tem muita história e que está sendo preservada, pois quem não preserva sua história no futuro não terá memória. É importante que valorizemos pessoa que têm conhecimento da nossa região, da nossa história, para que possamos levar esse conhecimento a outras pessoas. Outra importância é estarmos desenvolvendo esse trabalho com as crianças pois elas são disseminadoras”, enfatizou.

Após a palestra ainda foi realizada uma roda de conversa com o professor e escritor Fabiano Donato e com a coordenadora da Biblioteca Municipal, Doroteia Leandro, que enfatizaram que momentos com este da 12ª Semana da Primavera dos Museus, é um resgate do passado dialogando com o presente.

Professor Fabiano aproveitou para falar que como é um ano político é importante eleger pessoas que respeitam, valorizam  e contribuem para a preservação da história de um povo, pois uma sociedade que não conhece sua história não saberá caminhar para o seu futuro.

O adolescente Josué Silva, de 14 anos, afirmou que gostou muito da abertura da Semana, de conhecer um pouco da história da cidade. “Eu não sabia que em Gurupi havia um museu, agora vou aproveitar para sempre que puder vir visitar e conhecer mais da nossa história”, disse.

As atividades a 12ª Primavera dos Museus acontecerão até a próxima sexta-feira, 21. Segundo a bibliotecária, Jéssica Andrade, de terça-feira à quinta-feira, serão realizadas das 9h às 10h, rodas de conversa com os alunos; terça-feira, às 15h, será realizada oficina de artesanato para os idosos; quarta-feira e quinta-feira, a partir das 15, mostra de curtas (audiovisual) para adolescentes e debates; sexta-feira, exposição durante todo o dia e à noite encerramento.