Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Zacarias Martins

No início da sessão da Câmara Municipal de Gurupi realizada na manhã desta quarta-feira, 7, o cantor, compositor e professor universitário Paulo Albuquerque, foi homenageado com a entrega de uma Moção de Aplausos pela criação do programa radiofônico Cantos do Tocantins, que ele apresenta aos sábados, juntamente com Genésio Tocantins, pela Rádio Palmas – 96 e que se destaca por valorizar e divulgar a música regional tocantinense.  Devido a compromissos em Palmas, o cantor  Genésio Tocantins não pôde comparecer à sessão.

A iniciativa da Moção de Aplausos partiu do vereador  Jair Souza (MDB), em coautoria com a vereadora Mirian Lustosa (MDB) e Valdônio  Rodrigues (PSB), tendo sido aprovada por unanimidade.

Ao justificar a homenagem, o vereador  Jair Souza  explicou que a música regional tocantinense é rica em significados sendo, assim, forte na essência; e está pronta ideologicamente para cumprir uma função social, que nada mais é do que estar dirigida para-outro, servindo-lhe como apoio em questões idealísticas.

Ainda de  acordo com  Jair Souza, a produção e consumo de bens culturais são processos que atuam entrelaçados, e a música neste caso, não é exceção à regra. Assim, precisa ser estimulada tanto a produção quanto o consumo.

“Qualidade não tem faltado aos produtores que chegam ao mercado da música tocantinense.  Carece, sim, de quantidade e impulsionamento. E é uma traição ignorar esse sentimento de regionalidade, que além de ter importância para o entendimento de identidade ainda pode valer uma oportunidade a mais para a economia local”, destacou Jair Souza.

O programa de rádio Cantos do Tocantins é apresentado na Rádio Pública do Estado, a 96 - FM, que pode ser sintonizada pela internet, garantindo assim sua propagação para todos os cantos do planeta. Vai ao ar, ao vivo, todos os sábados das 12h às 13h.

Emocionado, Paulo Albuquerque, em seu nome e em nome de Genésio Tocantins agradeceu a homenagem recebida e falou do seu sentimento de felicidade a constatar que o Poder Legislativo Municipal gurupiense, por seus representantes, demostram interesse pelas iniciativas que vem ao encontro do fomento da cultura regional tocantinense.