Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

O governador Mauro Carlesse (PHS) exonerou os secretários do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Dearley Kuhn, e do Trabalho e Desenvolvimento Social, Wande Mary de Oliveira Santos. Além destes gestores, também estão fora do governo a presidente da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Vanessa Alencar Pinto; o subsecretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rubens Pereira Brito; e a diretora do Sistema Único de Assistência Social e Programas Especiais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Lucimar Santana Mendes.

As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta última terça-feira, 13. Quase todos os nomes do primeiro escalão foram exonerados a pedido dos próprios servidores. A exceção é a diretora do Sistema Único de Assistência Social.

Comissão

O governo também criou a Comissão de Estudos para Reestruturação dos Órgãos e Entidades, Cargos e Funções Comissionadas da Administração Direta e Indireta.

A comissão é formada pelo secretário da Fazenda e Planejamento, subsecretário de Planejamento e Orçamento, superintendente de Planejamento e Desenvolvimento, secretário de Estado das Cidades e Infraestrutura, secretário-chefe da Casa Civil, secretário extraordinário de Ações Estratégicas e chefe de gabinete do Governador e da Secretaria-Geral de Governo e tem o objetivo de averiguar a quantidade de cargos de direção e chefia, além de assessores, em todas as pastas governamentais, para que seja feito um estudo sobre a necessidade desse pessoal nos locais de trabalho. O ato visa ainda enquadrar o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), enxugando o número de servidores do governo.