Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Ação de sensibilização será realizada no Parque Cesamar

Ação de sensibilização será realizada no Parque Cesamar Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ação de sensibilização será realizada no Parque Cesamar Ação de sensibilização será realizada no Parque Cesamar

Na próxima segunda-feira, 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em alusão a esta data, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realiza com o apoio da pasta, uma ação de sensibilização no Parque Cesamar, em Palmas/TO.

Na ação, serão desenvolvidas atividades informativas e educativas sobre a realidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. “Uma das intenções é trazer para o público o número de pessoas com deficiência, para assim cobrarmos e contribuirmos com mais políticas públicas direcionadas a este seguimento”, ressaltou a presidente do Conselho, Gildete Evangelista de Macedo.

Segundo a presidente, como o Conselho é composto por entidades da sociedade civil e por órgãos públicos, espera-se a união de forças no evento, visando um bem comum que é a inclusão social. “Será montado um estande com material de divulgação sobre o papel do Coede no Tocantins. Haverá também atividades por um profissional da área da Educação Física e uma mesa de frutas para o consumo das pessoas presentes no local”, antecipa Gildete.

Números

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que cerca de 10 % da população mundial possui algum tipo de deficiência. No Brasil este número corresponde a 23,9%, ou seja, cerca de 45,6 milhões da população brasileira, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Tocantins, a população com algum tipo de deficiência física é de 716.324 pessoas, dados também do Instituto. “Cabe o questionamento, estas pessoas têm acesso aos locais de convívio público? Talvez este seja o motivo de não as vermos com maior frequência desfrutando e enriquecendo o convívio social”, questiona a presidente do Coede.

Data simbólica

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela ONU em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992. A partir de então, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.