Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ascom Seciju

Foto: Ascom Seciju

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Direitos Humanos e da Gerência de Políticas e Proteção da Diversidade Sexual, apóia o 1° Encontro de Travestis e Transexuais do Tocantins, cuja abertura ocorreu na noite dessa quinta-feira, 6, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, tendo à frente a Associação das Transexuais e Travestis do Tocantins (Atrato).

A diretora de Direitos Humanos, Sibele Biazotto, participou da mesa de abertura, ressaltando a necessidade de se avançar nas políticas públicas municipais e estaduais em favor desse público. “Aqui no Tocantins, este encontro vem em boa hora, pois a partir dele podemos começar a articular outras ações em 2019 em parceria com as diversas instituições que atuam na causa”, disse.

Três apresentações artísticas animaram o público na abertura oficial da programação, que segue até esta sexta-feira, 7, com palestras e debates sobre temas diversos, em especial os relacionados à saúde.

De acordo com a presidente da Atrato, Byanca Marchyori, o Encontro objetiva promover não só o empoderamento das pessoas trans e travestis, mas, principalmente, o mapeamento da atuação destas classes, o que pode facilitar o estabelecimento de políticas sociais, de segurança, educativas e da saúde para este público.

O Encontro conta, ainda, com a parceria da DPE, do Instituto Equidade Tocantins, da Secretaria Estadual de Saúde (Gerência de IST/HIC-AIDS/HV), da Secretaria Municipal de Saúde, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), da Universidade Federal do Tocantins (curso de Enfermagem), da Universidade Luterana do Brasil (curso de Psicologia) e do Conselho Regional de Psicologia. (Com informações da Ascom DPE-TO).

Primeiro dia

No primeiro dia do evento, além da apresentação de vídeos sobre a realidade de transexuais e travestis e de apresentações artísticas, foi realizada a palestra-magna com a professora Rubra Rosa, que abordou o tema “Identidade Trans: avanços, direitos e desafios para a comunidade trans”.

Programação desta sexta-feira: 7/12/2018

8h30 - Mesa 1: Vivendo com HIV/AIDS

Palestrante: Lucrécia Borges

Mediadora: Thallita Costa

9h30 - Coffe-Break

10 horas - Mesa 2: E aí Tocantins! Vamos combinar? Prevenção combinada em IST/HIV-AIDS e HV.

Palestrante: Dr. Maravilha

Mediadora: Byanca Marchiori

11 horas - Mesa 3: Boletim Epidemiológico de HIV e outras IST’s no Tocantins.

Palestrante: MSc. Marileide Florêncio

Mediadora: Jéssika Vilalon

14 horas - Mesas Redondas

Mesa 4: Saúde Mental e Relacionamento Familiar

Palestrante: Pisicóloga Camila Brusch

Mediador: Nycolas Castro

15 horas - Mesa Final: Avanços tecnológicos do SUS na prevenção do IST/HIV/HV entre a população T.

Palestrante: Henrique Ávila

Mediadora: Rafaella Mahare

16 horas - Fala do NUAMAC/DPE

16h30 - Realização de Oficina de Testagem em Fluído Oral entre Pares

Ministração: ONG – Vida em Movimento – Henrique Ávila

Durante todo o dia do evento será realizada ainda testagens pelo Grupo Condutor de Infectocontagiosas da SEMUS / HENFIL / SESAU.

17h30 - Encerramento Final – Coffe-break