Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Mylena Ribeiro

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promove a II Semana da Deficiência Visual, de 10 a 13 de dezembro, com o tema “Aspectos psicoevolutivos e educacionais da deficiência visual”. Na programação, haverá visitas às unidades escolares, cinoterapia (terapia com cães), palestras e oficinas. Também serão realizadas visitas ao Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência e a Salas de Recursos Multifuncionais.

O Estado do Tocantins atende, com educação especializada, a pessoas com deficiência visual, intelectual e com mobilidade reduzida, aproximadamente 12 mil alunos. E cerca de 600 estudantes apresentam deficiência visual.

A gerente de Educação Especial, Paola Regina Martins Bruno, explicou que esta semana tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a deficiência visual, que contempla pessoas cegas ou aquelas que apresentam baixa visão. “Será uma reflexão sobre a saúde dos olhos, por isso convidamos oftalmologistas e professores especializados sobre o assunto”, contou.

Atualmente, o Estado dispõe do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), situado na quadra 403 Sul, por meio do qual, oferta aos alunos e familiares atividades como atendimento especializado, biblioteca, informática acessível para alunos com deficiência visual, produção e adaptação de materiais táteis, transcrição, revisão e impressão em Braile (Sistema de Leitura e Escrita tátil para cegos). E oferece os cursos de Braile e de Soroban (ábaco de modelo japonês utilizado para fazer cálculos) para professores e comunidade.

A diretora de Diversidade e Projetos Educacionais, Maria de Lurdes Leôncio Macedo, comentou que esta semana de atividades representa uma oportunidade para que a comunidade conheça as atividades realizadas pela Gerência de Educação Especial. “É um trabalho de qualidade, realizado com pais e alunos, com bons profissionais. No CAP, observamos o desenvolvimento desses alunos e a alegria dos pais”, frisou.

A educadora Eusamar Araújo de Sousa, superintendente de Desenvolvimento da Educação, também ressaltou as ações efetuadas pelo setor. “Com esse atendimento educacional especializado, os alunos desenvolvem habilidades diversas. E, com isso, acontece a inclusão social. Essa inclusão é responsabilidade de todos nós”, contou.

Com a Educação Especial, o Governo do Estado atende pessoas de todos os municípios, por meio dos técnicos que atuam nas 13 Diretorias Regionais de Educação e trabalham como intérpretes, cuidadores e auxiliares.

Programação

Terça-feira

De 8 às 12h – Visitas a unidades escolares

Quarta-feira

Das 8 às 12h – Terapia com cães e trilha ecológica sensorial

Quinta-feira 

Dia do Cego

Às 8h – palestras

Local: Auditório da Unitins