O Governo do Estado criou uma comissão para apurar casos de servidores fantasmas na estrutura do Poder Executivo e outras irregularidades no serviço público. A portaria que cria a comissão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 12.
A medida foi tomada após denúncias de que funcionários fantasmas estariam lotados na Secretaria-Geral de Governo. No último 7 a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão no Palácio Araguaia - sede do Executivo - em uma operação que investiga casos de servidores que estariam recebendo salário sem trabalhar.
A recém-criada comissão deverá realizar sindicâncias para apurar casos suspeitos. Sindicâncias já em andamento até a data de publicação da portaria não serão incluídas no trabalho da comissão.
Três servidores foram designados para o trabalho pelo prazo de um ano. Eles não irão receber adicionais pelo serviço e poderão ser temporariamente dispensados de suas funções em respectivos cargos para se dedicar integralmente aos trabalhos da comissão de sindicância.