Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Civil cumpre nesta segunda-feira, 7, dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado estadual Valdemar Júnior (MDB). A ação é mais uma fase da Operação Catarse, deflagrada no mês de dezembro para investigar denúncias de funcionários fantasmas na administração pública e prejuízos ao erário.

Os mandados são cumpridos em uma chácara e também em uma casa do deputado na região norte da capital. A polícia espera encontrar nos imóveis documentos, celulares e outras evidências que possam ligar o deputado aos possíveis funcionários fantasmas e supostos danos ao erário público.

A 5ª fase da Operação Catarse é coordenada pelo delegado Cassiano Oyama. A polícia já teria apreendido na casa, que seria de propriedade da ex-mulher do deputado. Segundo a polícia, ela também fazia parte do suposto esquema criminoso. Os policiais apreenderam dois  celulares e documentos que serão analisados.

A polícia ainda não consegue apontar com certeza quantas pessoas estão envolvidas no suposto esquema, já que a investigação ainda está em andamento e em segredo de justiça. Também não há estimativa do total de dinheiro público desviado através da suposta fraude.

Esta é a segunda vez que Valdemar Júnior é alvo da Operação Catarse, no dia 19 de dezembro do ano passado a Polícia Civil prendeu 3 pessoas lotadas no gabinete do deputado. De acordo com o delegado Cassiano Oyama, o esquema acontecia através da nomeação de servidores para cargos em comissão. Entretanto, além de não trabalharem no gabinete, a suspeita é de que os funcionários devolviam parte dos salários recebidos ao deputado.

O Conexão Tocantins tenta contato com o parlamentar ou sua assessoria de comunicação para saber sua versão sobre os fatos.

Mais detalhes da operação serão divulgados em breve pela Secretaria de Segurança Pública.