Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) informou que o governo já foi notificado a respeito da recomendação do Ministério Público Estadul (MPE) para que anule o concurso público da Polícia Militar (PM). A nota da Secom no entanto não diz se o governo irá acatar ou não a recomendação.

A secretaria diz apenas que a decisão só será anunciada após análise do documento pela Secretaria da Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado e pelo Comando Geral da PM.

Recomendação

Na última sexta-feira, 25, o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, recomendou que em 15 dias o Governo do Estado anule de vez o concurso público para o quadro de soldados da PM. A motivação, segundo o procurador, são os diversos "casos de fraude" registrados em Inquérito Civil Público e Inquérito Policial.

Segundo o procurador-geral, as investigações demonstraram que 35 aparelhos celulares receberam o gabarito da prova objetiva aplicada em 11 de março de 2018. As respostas foram repassadas aos candidatos através da atuação de um grupo criminoso composto por integrantes de vários estados.

José Omar acrescenta ainda que cerca de 70 mil candidatos foram prejudicados diretamente pelo vazamento do gabarito. A organizadora do concurso, a AOCP Concursos Públicos, deve responder por todos os ônus da quebra de sigilo.

O concurso está suspenso desde o mês de março do ano passado por determinação do Tribunal de Justiça (TJ) e também devido a um processo que tramita no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Confira a resposta do governo

O Governo do Estado do Tocantins informa que foi notificado de recomendação do Ministério Público Estadual sobre a anulação do concurso público da Polícia Militar, no fim da manhã de sexta-feira, 25.

O documento será analisado pela Secretaria da Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado e pelo Comando Geral da Polícia Militar. Após essa análise, o Governo do Estado fará uma comunicação oficial acerca do assunto.