Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL) acontece nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, logo após a posse dos deputados para a nova legislatura. Anteriormente dividida entre 5 possíveis candidatos, as negociações se afunilaram e polarizaram a disputa entre os nomes de Toinho Andrade (PHS) e Luana Ribeiro (PSDB), com todo o favoritismo apontando para Andrade.

Na noite desta quarta-feira, 30, Andrade recebeu a maioria dos deputados (incluindo alguns novatos) em uma reunião que definiu sua chapa à Mesa Diretora. Participaram do encontro 21 dos 24 parlamentares. Apenas Amália Santana (PT), Júnior Geo (Pros) e a adversária natural de Andrade, Luana Ribeiro, não compareceram à reunião.

Parlamentares em reunião de quarta-feira, 30, que definiu chapa de Toinho Andrade (Foto:Divulgação)

Além de Toinho Andrade como presidente, a chapa terá Amélio Cayres (SD) como primeiro vice-presidente; a novata Vanda Monteiro (PSL) como segunda vice-presidente; os emedebistas Jorge Frederico e Elenil da Penha como primeiro e segundo secretários, respectivamente; a terceira secretaria ficou com Cleiton Cardoso (PTC) e a quarta secretaria com a petista Amália Santana, que não compareceu por motivos de saúde.

Com esta composição e a julgar pela lista de deputados presentes, Andrade parece ter conquistado a maioria  necessária para se tornar o próximo presidente da AL.

Entretanto, como as chapas são registradas momentos antes da votação, imprevistos podem acontecer, especialmente após a operação Espectro da Polícia Civil realizada na manhã desta quinta-feira, 31, nos gabinetes de 3 deputados, incluindo os candidatos a presidente e vice, Toinho Andrade e Amélio Cayres. A suspeita é de que os gabinetes lotavam servidores fantasmas e não se sabe como as consequências desta operação podem impactar na eleição desta sexta.

O deputado Elenil da Penha disse ao Conexão Tocantins  que não acredita que a operação policial irá interferir no resultado da eleição. “Eu creio que a eleição da Mesa Diretora transcorrerá dentro da normalidade do que estava sendo previsto. Portanto, o que foi planejado creio que deverá ser concretizado amanhã”, declarou.

Eleição

De acordo com a Diretoria de Comunicação da AL, a eleição acontece após o encerramento da posse dos parlamentares. As chapas são registradas no intervalo entre a sessão de posse e a de votação.

Homologadas as chapas, os parlamentares seguem para eleição secreta. O resultado é anunciado em seguida e o mandato começa imediatamente.

O mandato da Mesa Diretora da Casa tem duração de dois anos.