Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Júnior Nogueira

Foto: Júnior Nogueira

A deputada estadual Amália Santana (PT) voltou a apresentar um Projeto de Lei que institui o dia 7 de novembro como o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu.

O projeto havia sido apresentado originalmente no final do ano passado, mas em decorrência do final da legislatura não houve tempo hábil para tramitação dentro da Casa de Leis.

A data escolhida é em alusão a morte de dona Raimunda, uma das líderes das quebradeiras de coco do Bico do Papagaio, símbolo do ativismo, e que faleceu aos 78 anos em 2018.

O texto também solicita que a data passe a integrar oficialmente o calendário oficial comemorativo do Estado do Tocantins. “Nossa intenção é ressaltar o trabalho de valorização das quebradeiras de coco no norte do Tocantins. Lá existem centenas de mulheres que sustentam as suas famílias através do árduo trabalho de coleta do produto. Essas mulheres têm papel importante no cenário político da região e têm que ser lembradas”, explicou a parlamentar.

De acordo com o projeto, “a importância do babaçu para essas mulheres faz com que elas tenham um cuidado e um sentimento especial em relação às palmeiras, que são chamadas pelas quebradeiras de ‘árvore mãe’”.

O projeto vai ser analisado pela Assembleia e, se aprovado, será encaminhado para sanção do governador.