Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Emerson Silva

Um dos municípios mais antigos do Estado do Tocantins, Porto Nacional também se destaca por sua temporada de praia. Para este ano, são vários os projetos voltados para o período, entre os meses de junho e agosto. Em busca de apoio, o prefeito Joaquim Maia e o secretário de Cultura e Turismo Arnaldo Bahia, foram recebidos nesta segunda, 18, pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, e pela vice-presidente Mourira Alves Hawat.

A tradicional Praia de Porto Real, que anos atrás surgia no Rio Tocantins somente no período da seca, tornou-se permanente após a construção da UHE Luís Eduardo Magalhães, que deu vida ao lago com cerca de 25 km de extensão. Porém, o prefeito lembrou que durante os meses de alta temporada, sua capacidade de atendimento é ampliada em cinco vezes, erguendo-se também estrutura para programação de shows nos finais de semana. Segundo Arnaldo Bahia, a expectativa é de visitação em torno de 15 mil pessoas a cada fim de semana, durante o mês de julho.

“A prefeitura sozinha não consegue atender toda a demanda”, explica Joaquim Maia, lembrando que nos últimos anos, a praia de Luzimangues também tem ganhado estrutura de temporada, atendendo principalmente moradores do distrito de Palmas. Já o secretário de Cultura e Turismo lembrou a cobrança da própria comunidade portuense, já que a cidade tem tradição não apenas com suas praias, mas também com o Carnaval e a Semana da Cultura, que integra a programação de aniversário do município e ocorre no mesmo período de praia.

O presidente Tom Lyra se comprometeu a uma mobilização pelo apoio estrutural às praias junto ao governador Mauro Carlesse, política que abrangerá os demais municípios tocantinenses com temporada. “Temos que dar a devida importância a Porto Nacional, por toda sua trajetória cultural e potencial turístico”, enfatizou solicitando maiores informações sobre o impacto do turismo na economia do município no período.