Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Padre José Orlando entregou seu projeto ao presidente Tom Lyra

Padre José Orlando entregou seu projeto ao presidente Tom Lyra Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva Padre José Orlando entregou seu projeto ao presidente Tom Lyra Padre José Orlando entregou seu projeto ao presidente Tom Lyra

O Estado do Tocantins tem em suas tradições religiosas um importante componente cultural, com forte apelo ao turismo religioso. Além da Romaria do Bonfim e dos Festejos  do Divino Espírito Santo, outras manifestações também são compreendidas pelo Governo do Estado como importantes componentes de atração de visitantes das mais variadas regiões. Uma destas atividades é a Procissão do Fogaréu de Colinas do Tocantins, cidade distante 272 km de Palmas. A procissão foi realizada no ano passado, pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e graças a boa receptividade terá nova edição neste ano, durante a Semana Santa.

Em busca de apoio do Governo do Estado, o padre José Orlando Pessoa e a paroquiana Joana Margarida Borges estiveram com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra. Segundo o padre, que preside a Ação Social Belém Brasília (ASBB), a Procissão do Fogaréu, além de preservar a cultura local, também é vista como uma forma de atração para comunidades religiosas vizinhas e turistas de outras localidades. “Estamos com várias atividades ao longo do ano, com atrativos tanto culturais quanto espirituais”, explica.

 A Procissão do Fogaréu tem sua origem na Espanha (Foto: Emerson Silva)

A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e terá início à 0 hora da Quinta-feira Santa, 18 de abril,  na porta da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Praça João XXIII, ao som de tambores e com participação de 100 farricocos, homens encapuzados e vestidos com túnicas que representam os soldados romanos e percorrerão as ruas da cidade segurando tochas. A tradição tem sua origem na Espanha e, no Brasil, é mantida em várias localidades, sendo Cidade de Goiás (GO) uma das mais conhecidas.

O presidente da Adetuc recebeu o projeto com otimismo, reiterou a importância das manifestações religiosas do Estado, tanto do ponto de vista cultural, quanto turístico, e informou que apresentará os projetos da ASBB para análise do governador Mauro Carlesse. “O turismo religioso é uma das frentes de trabalho do Governo do Estado, que tem o turismo em sua totalidade como uma prioridade”, enfatiza.

Outras ações

Além da procissão, Padre José Orlando também entregou ao presidente da Adetuc os projetos do Arraiá de Nossa Senhora, cujo resultado da venda de produtos artesanais e alimentícios será revertida aos trabalhos sociais desenvolvidos pela ASBB, e da Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Colinas, realizada desde 1969, no mês de outubro, que prevê momentos religiosos, culturais, sociais e esportivos. Esta festa faz parte do Calendário Cultural do Estado do Tocantins.