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Palácio Araguaia em Palmas; sede do Poder Executivo

Palácio Araguaia em Palmas; sede do Poder Executivo Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro Palácio Araguaia em Palmas; sede do Poder Executivo Palácio Araguaia em Palmas; sede do Poder Executivo

O Governo do Estado prorrogou por mais dois anos, o concurso da Polícia Civil. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 7. Desta forma, médicos legistas, peritos criminais, escrivães, delegados, papiloscopistas e agentes de polícia poderão ter que esperar por mais 24 meses para tomar posse em seus cargos.

O decreto não estipula datas, ou sequer um cronograma para nomeação dos aprovados.

A prorrogação permite que os aprovados não percam seus cargos, mas, para a comissão que os representa, sem cronograma, eles continuam sem expectativas de posse. “Estamos felizes pela prorrogação desse prazo. Mas precisamos de uma data para saber de fato quando seremos chamados, porque nós depositamos dinheiro, tempo e expectativa nesse processo seletivo. Foram quatro anos de luta para sermos chamados e ainda assim, temos uma lista com 95 aprovados esperando essa convocação”, diz Kayto Muriel Sousa, que espera ser convocado para o cargo de perito.

Concurso

Realizado em 2014, o concurso da Polícia Civil foi oferecia mais de 500 vagas. Em 2018 foram destinados R$ 50 milhões do orçamento do estado para a Segurança Pública. A Lei Orçamentária Anual (LOA) determinava que a Administração Pública reservasse recursos para garantir a realização das fases finais de concursos em aberto.Entre estas fases finais, estava a nomeação de candidatos aprovados em cadastro de reserva.

Ainda no ano passado o governo nomeou 60 candidatos remanescentes deste certame, mas ainda restam 95 aprovados que  já fizeram curso de formação e estão aptos para assumirem o serviço público.