Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em 18 de março de 1809, o príncipe regente D. João VI dividiu a província de Goiás nas Comarcas Administrativas de Goiás e do Norte. Este gesto, marco na história, tirou uma região do isolamento e, a partir daí, várias personalidades foram responsáveis por estas mudanças positivas, em inúmeras áreas, ocorridas na vida de homens e mulheres.

O deputado federal, Vicentinho Júnior (PR-TO), afirmou que a conquista de um Estado autônomo se consolidou em 1988, com a criação do Tocantins e agora tem procurado ajudar na consolidação da capital Palmas. 

O parlamentar informa que viabilizou uma das maiores liberações de recursos para a Capital, desde que construída. Vicentinho Júnior articulou junto ao Governo Federal a autorização para que a Prefeitura de Palmas pudesse contratar US$ 60.870.000,00, aproximadamente  R$ 240 milhões, junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) a serem investidos em infraestrutura.

“Não posso tirar o mérito da prefeita Cinthia Ribeiro e tantas outras personalidades envolvidas neste debate, no entanto, a equipe ministerial do então presidente Michel Temer foi ágil, solícita e carinhosa para conosco em prol das demandas de Palmas, e do Estado. Em um tempo recorde autorizaram o empréstimo que beneficiará Palmas e Região, e  é comum diante desta conquista nossa, a busca de outros políticos que queiram fazer o apadrinhamento pelo feito”, pontuou.

Vicentinho Júnior frisou que apesar de conhecer os desafios diários que o Tocantins enfrenta, conquistas como estas precisam ser celebradas, pois trata-se de um povo de luta incansável, que com compromisso e dedicação tem buscado ser um Estado autônomo não apenas de direito, mas de fato.