Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O restaurante Raízes Gastronômicas, da chef de cozinha Ruth Almeida, recebe nesta sexta-feira, 29, a partir das 19h30, Josué Amorim, primeiro tocantinense a concorrer no reality show de gastronomia Master Chef Brasil (Band). Na ocasião, Josué se une às chefs de cozinha que compõem a equipe do Raízes, Ruth Almeida e Malena Mota.

Na ocasião, ele apresenta aos presentes o prato que desenvolveu especialmente para a seletiva do programa, um risoto de carne de sol com brunoase de abóbora. “O prato mostra um pouco da riqueza da culinária da nossa terra e chamou a atenção dos jurados na hora da escolha para concorrer no programa”, disse. Além disso, o cardápio será complementado por opções de Entrada, Prato Principal e Sobremesa de destaque no restaurante. “Estamos todos na torcida pelo Josué para que ele traga mais esse olhar para a nossa culinária tocantinense. Recebê-lo em nosso restaurante é uma forma de intercâmbio e aprendizado para nós e mais uma oportunidade dos nossos clientes curtirem uma noite de bate-papo, descontração e comida boa”, declarou Ruth Almeida.

A participação de Josué Amorim na 10ª edição do Master Chef Brasil vai ao ar no próximo domingo, 31, pela Band. Josué participará de uma prova que consiste de duas etapas e, caso seja escolhido entre os melhores, receberá o avental do programa e continua na disputa. O programa seleciona cozinheiros amadores por todo o Brasil.

Perfis

Josué Amorim é policial militar e o primeiro tocantinense a participar do reality show. Nascido em Miracema, Josué vive em Palmas desde 1991 e está entre os 44 cozinheiros amadores, selecionados de um total de 33 mil inscrições, para disputar o programa. O militar nunca trabalhou ou fez curso profissional na área, mas conta que é apaixonado por cozinhar, desde os sete anos de idade. Nesta temporada, o grande vencedor, além do troféu MasterChef, receberá R$ 250 mil, uma cozinha completa e bolsa de estudos de técnicas tradicionais da culinária francesa na renomada Le Cordon Bleu, em Paris.

Ruth Almeidaé nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio (TO). Filha de trabalhadores rurais, trabalhou como quebradeira de coco e, ainda adolescente, começou a cozinhar para fazendeiros da região com os produtos colhidos na própria roça. No ano de 1991, Ruth decidiu se mudar para Palmas e começou a trabalhar como doméstica, lavadeira, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas, serviços gerais e cozinheira em hotéis da Capital. Em 2016, ela descobriu se inscreveu para o programa “Cozinheiros em Ação” (GNT), foi selecionada dentre milhares de inscrições e garantiu a segunda colocação, com opções de pratos que valorizaram a culinária brasileira, nortista e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Oliveir Anquier, como uma “cozinha de amor”. Foi aí que Ruth Almeida decidiu abrir o seu próprio restaurante – o Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional. Ruth foi consagrada com o prêmio de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018 e, no mesmo ano, foi escolhida como chef de cozinha representante da região Norte na 2ª edição do “Fórum Turistc Brasil”, considerado um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina.

Malena Mota foi consagrada embaixadora da gastronomia no Tocantins em 2019, no Enchefs Goiás 2019. Nascida na Bahia, morou por 18 anos no Pará, reside no Tocantins há 18 anos. Tem formação em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e Gastróloga pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e Pós-graduanda em Gestão e Estratégica em Negócios Gastronômicos pela Unicesumar. Como jornalista trabalha na Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur), onde também exerce a profissão de gastróloga, como consultora gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). Atua também como consultora gastronômica para diversos estabelecimento e também é chef de cozinha no restaurante Raízes Gastronômicas. Ao lado da chef de cozinha Quésia Gomes comanda o programa de rádio “Elas na Cozinha” na Rádio CBN Tocantins, onde apresenta receitas, dicas, e tudo que envolva o universo gastronômico. Maçena também é idealizadora do canal “Elas na Cozinha” no Instagram e publicou em 2015 o livro “Festival Gastronômico de Taquaruçu”.