A senadora Kátia Abreu (PDT) prestigiou o lançamento do programa Ubuntu , no assentamento Quilombo do Grotão, município de Filadélfia, região norte do Tocantins. A senadora visitou as áreas de plantio, de aprendizado sobre piscicultura e avicultura e também as instalações onde funcionam o posto de saúde e a escola da comunidade. Os alunos têm aulas do ensino fundamental, até o 5º ano e Kátia Abreu garantiu que os moradores do assentamento terão aulas do 6º ao 9º e alfabetização de adultos.
O projeto é desenvolvido pelo Senar Tocantins, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Observando cada detalhe do cotidiano das famílias do Quilombo do Grotão, Kátia Abreu parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Senar, que apóia cada um desses agricultores fornecendo tecnologia para que a produção aumente garantindo renda à esses trabalhadores. “Esse projeto começa de uma forma muito positiva, pois garante a presença de técnicos junto a essas famílias trabalhadoras, e assim, garante a sustentabilidade do seu trabalho e da sua renda”, avaliou a senadora.
O projeto Ubuntu promove o resgate das tradições quilombolas no plantio de mandioca, feijão, em horticultura e também na criação de peixes e aves. São 38 famílias distribuídas em 500 hectares, que estão no local desde 1932.