Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Estudantes das escolas públicas e particulares da capital participam nesta segunda-feira, 29, da abertura da etapa regional de Palmas da 29ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e 6ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). A solenidade acontece no complexo esportivo na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, às 16h.

As competições iniciam nesta terça-feira, 30, com as modalidades individuais. As modalidades coletivas acontecem nos seguintes períodos: de 2 a 5 de maio, para os atletas da categoria de 12 a 14 anos; e de 9 a 12 de maio, para os competidores com idade entre 15 a 17 anos.

A etapa regional de Palmas deve reunir cerca de 900 estudantes de 61 unidades escolares estaduais, municipais e particulares. Nesta fase serão realizados os embates tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia de atletismo, futsal, handebol, voleibol.

Histórico

Idealizado pela Secretaria de Estado da Educação em 1989, os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) se tornaram um importante instrumento de desenvolvimento das habilidades físicas dos estudantes, além de promover a integração e inclusão social.

Os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), realizados desde 2014, visam fomentar o esporte escolar adaptado, a interação social e o desenvolvimento das aptidões de estudantes com deficiência física, visual e intelectual.