Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Araguaína recebeu no último sábado, 27, a 2ª Copa Shotokan de Karatê Olímpico. Mais de 130 atletas de seis cidades participaram do evento: Colmeia, Guaraí, Pedro Afonso, Palmas, Tocantinópolis e Araguaína. O torneio é a segunda das cinco etapas realizadas no Tocantins, em que os vencedores somam pontos no ranking de acesso ao 5º Open Nacional de Karatê, que será realizado no período de 19 a 21 de setembro, em Palmas.

Essa foi mais uma oportunidade dos alunos do Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) testarem suas habilidades em duas modalidades de disputa: Kata (luta imaginária) e Kumite (luta por pontos). Dos 34 atletas que representaram os CRAS, sete conquistaram uma ou mais medalhas. Ao todo foram 11 pódios, sendo cinco ouros, quatro pratas e duas bronze.

O presidente da Federação Tocantinense de Karatê, Jocivaldo Cardoso, vê com bons olhos a participação do CRAS e enxerga evolução do esporte nos últimos anos, principalmente depois da modalidade se tornar olímpica. “A Prefeitura está abrindo as portas para as artes marciais, acreditando no potencial das crianças carentes e dando oportunidade. É de onde vai sair o campeão brasileiro, mundial e pan-americano”.

Para a secretária da Assistência Social, Fernanda Ribeiro, o esporte vai além da competição e é incentivado pelo Município porque traz noções de disciplina, hierarquia, comportamento e comprometimento. “Isso na vida de uma criança pode ser um divisor de águas entre cair na marginalidade e trilhar um caminho prospero. Por isso, a Prefeitura dá acesso para população ao Karatê. Estamos percebendo que isso dá resultado para comunidade”, afirma.

A competição

A 2ª Copa Shotokan de Karatê Olímpico foi realizada no Ginásio de Esportes do Colégio Santa Cruz e disputada em cinco categorias principais: Infantil (6 a 10 anos), Juvenil (12 a 14 anos), Júnior (15 e 16 anos), Cadete (17 anos), e Sênior e Master (18 a 35 anos). Elas ainda se subdividem em grupos por peso, faixa de graduação e sexo.

Para conhecer o ranking atual da competição, os atletas podem acessar o site da Federação Tocantinense de Karatê.

Kata (luta imaginária) Ouro

Ana Cleide Pereira dos Santos;

Luyk Gabriel da Silva Santos;

Wanderson da Silva Nogueira.

Prata

Richardson Pereira Brito.

Bronze

Pedro Lucas Marques Maciel.

Kumite (luta por pontos) Ouro

Ana Cleide Pereira dos Santos;

Richardson Pereira Brito.

Prata

Wanderson da Silva Nogueira;

Victor Miguel dos Santos Martins;

Pedro Lucas Marques Maciel.

Bronze

Luís Otávio Marques Maciel.