O espetáculo “A Incrível Aventura de Janelinha e a Fada do Dente” terá nova apresentação para o público de Araguaína, no Norte do Estado, neste sábado e domingo, 4 e 5, às 19 horas, no Espaço Cultural Artpalco. Os ingressos estão à venda a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), no próprio local do evento ou na loja Supermoda.
“A Incrível Aventura de Janelinha e a Fada do Dente” trata sobre a importância de cuidar da saúde bucal, envolvendo temas como bullying, cárie e escovação dos dentes. “A peça foca não somente o entretenimento, mas principalmente a educação, reforçando sobre a importância de se ter bons hábitos e não descuidar da saúde bucal, além de enfatizar a necessidade de ir regularmente ao dentista”, explica a atriz e produtora executiva do Artpalco, Tatiane Breve.
Com texto e direção do artista pernambucano Luiz Navarro, a peça é apresentada pelo grupo de teatro Artpalco e conta a história de Ana Laura, uma garotinha que depois de perder seu primeiro dentinho de leite começa a ser chamada de “Janelinha” pelos coleguinhas da escola. Depois que sua mãe explica que a Fada do Dente vem buscar os seus dentinhos saudáveis que caem, “Janelinha” decide que não vai mais cuidar dos seus dentes. Já no mundo das fadas, a Fadinha do dente recebe a missão de convencer Janelinha a cuidar dos dentes e só cumprindo essa missão ela irá ganhar suas tão sonhadas asinhas. Ao longo da história elas irão encontrar obstáculos e terão que lutar contra o Super Cárie e a temida Dona Dor de Dente, além de receber várias dicas importantes do Dentista Artista.
Trilha Sonora
A trilha sonora é assinada pelos músicos Nice Albano e Zé Caetano, de Recife (PE). Segundo Nice Albano, todas as canções são inéditas. “A gente trabalha as músicas em cima da prevenção das cáries e dessa lenda maravilhosa que é a Fada do Dente. A gente contextualizou também o tema do bullying, reforçando que todas as crianças perdem o dente, lembrando o chamado ‘janelinha’ e colocamos isso nas canções de forma bem suave”, explicou.
Segundo Nice Albano, as canções trazem ritmos tipicamente brasileiros, como a ciranda do Nordeste e o repente. “São músicas bem alegres, foi um trabalho muito divertido para gente que compôs as canções, mas que certamente vai refletir também na recepção do público. Espero que gostem”, almeja Nice.
Saúde
Após a encenação, as crianças participam de um bate-papo com um dentista sobre os principais cuidados necessários para se garantir uma saúde bucal de excelência. Responsável pelas palestras do projeto, o cirurgião dentista Alyson Lira se transforma no espetáculo em Dr. Incrível. “Vamos utilizar elementos do próprio espetáculo, como os personagens para falar sobre a importância da higiene oral, que implica em mudança de hábitos inclusive em casa”, explica.
Artpalco
Com sede em Palmas e Araguaína, o grupo já conta com projetos aprovados na lei de incentivo à cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), em fase de captação de recursos. Recentemente, o grupo circulou com o espetáculo “Outra História de Francisco” (patrocinado pelo Atacadão e Lei Rouanet) em 25 cidades brasileiras, nas regiões Norte, Norte e Sudeste do País, para um público de mais de 3 mil pessoas.
Diversas produções do grupo já garantiram pelo Brasil afora recordes de público e bilheteria, além de premiações em importantes mostras e festivais, como o Festival Nacional de Teatro de Guaçui e Sesc Aldeia Jiquitaia, dentre outros. Atualmente, o currículo do grupo conta com mais de 20 montagens, entre elas grandes sucessos como, “Adolescência”, “Apocalipse – Entre o bem e o mal”, “A Poção do Amor”, “Salada Insana”, “Divas Insanas”, “A namorada dos três porquinhos”, “Geringonça”, E se a gente se conhecesse outra vez?”, “O Rei do Lixo”, “Outra história de Francisco”, As Malditas, A incrível aventura de Janelinha e a Fada do dente e o mega sucesso de público “Casos Insanos”, que já levou, mais de 70 mil espectadores ao teatro.