Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Tom Lyra (D) levou demandas do Estado ao ministro Marcelo Álvaro Tom Lyra (D) levou demandas do Estado ao ministro Marcelo Álvaro

O presidente da Agência do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc),  Tom Lyra, está em Goiânia/GO, onde representa o Tocantins na 98ª Reunião Ordinária do Fórum dos Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur). O evento conta com a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. 

Nesta quarta-feira, 8, Lyra apresentou demandas do turismo estadual, como a pavimentação asfáltica entre os municípios de Novo Acordo, São Félix e Mateiros, para chegada ao Jalapão, e também verba para a infraestrutura do aeroporto de Mateiros. O presidente entregou também as principais demandas do setor apontadas pelos dirigentes das associações estaduais.

Tom Lyra apresentou ainda os principais anseios do governador Mauro Carlesse à presidência do Fórum, ocupada pelo maranhense Hugo Ricardo Paiva Veiga, que ocupa o cargo desde novembro de 2018.

A importância do diálogo constante dos estados com o Fórum para definição das políticas públicas do MTur foi um dos temas tratados na reunião.

O presidente da Adetuc também reforçou a necessidade de trabalhar os acordos Céus Abertos de forma efetiva, para atrair novos turistas ao interior do Brasil; parabenizou a liberação dos vistos americanos, japoneses e chineses, bem como a criação da área de Inteligência de Mercado com ações efetivas de Benchmarking; integração de políticas públicas, projetos e ações entre MTur, Embratur e estados.

A pauta da reunião também tratou da formatação de políticas públicas de segurança, envolvendo Ministério do Turismo (MTur), Secretaria Nacional de Segurança Pública, Ministério da Economia/Planejamento e estados, para criação das Zonas de Interesse Turístico, bem como modelos de financiamento para os estados montarem seus batalhões de Polícia Turística; liberação limitada e com legislação específica de cassinos em áreas determinadas e de importância estratégica como Jalapão e Serras Gerais, além da participação dos estados na promoção de forma integrada em feiras internacionais e eventos nacionais.

Outro ponto importante tratado na reunião foi o reposicionamento do produto Brasil. “Enfatizei ao ministro Marcelo Álvaro que o Brasil precisa reposicionar seu produto incluindo os estados. Acreditamos que o ecoturismo deva ser o segmento âncora, pois somos um dos primeiros destinos em atrativos naturais no estudo de competitividade mundial. Os ‘Corredores do Ecoturismo’ estão presentes em todo o Estado do Tocantins”, salientou o representante da Adetuc.

O ministro se comprometeu a receber em audiência o presidente e irá verificar a possibilidade de uma visita ao Jalapão, onde dará uma posição para os tocantinenses e dirigentes estaduais sobre cada uma das demandas  apresentadas para as sete regiões turísticas do Estado.

Durante a reunião o presidente também apresentou o projeto de criação da  Adetuc ao  ministro, falou da importância que o governador Mauro Carlesse dá para as instâncias de governança e Fórum Estadual de Turismo do Estado e o apoio do Governador para a iniciativa privada do trade turístico. E exibiu o vídeo da campanha Emirates de marketing VISIT-TO, – desenvolvido pela Secretaria de Comunicação (Secom), para ser veiculado nos voos da companhia que chegarem ao Brasil a partir de julho, sendo esta uma ferramenta de comunicação com o mercado e as ações desenvolvidas para o fomento do turismo no Estado do Tocantins.

“Foi uma reunião muito positiva, tanto para o Fornatur, quanto para a Adetuc, onde aproveitei e solicitei apoio do Ministério também para o projeto de construção de um Centro de Convenções no Estado do Tocantins , que poderá ser um dos mais importantes equipamentos do turismo de negócios da região Norte do Brasil”, concluiu.

Fórum

O Fórum dos Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur) é um colegiado que reúne todos os gestores estaduais de turismo, sendo um braço do MTur para a execução da Politica Pública de Turismo do País. A cada encontro são apresentadas ações, programas e projetos para o setor, e estabelecidas parcerias regionais. Também é a oportunidade de os estados apresentarem suas demandas e articularem a colaboração institucional nos níveis federal e regional.