Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), representada por Jairo Mariano, presidente do órgão, participou na manhã desta quinta-feira, 7, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, da 13ª da reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários de Turismo (Fornatur). O evento ocorreu no segundo dia da 48ª edição da ABAV Expo & Collab. Em pauta, eleições para a diretoria executiva da entidade, além de apresentação de temas voltados à retomada do turismo de forma segura, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo (Cadastur) e a retomada de voos, além de palestras.

Durante o evento, foi eleito para o exercício 2022 a 2023, o novo presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, da Goiás Turismo, que é vice-presidente na chapa atual de Bruno Wendling, presidente do Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), foi eleito por unanimidade, em chapa única, na qual Bruno Reis, presidente da Emprotur (Turismo Rio Grande do Norte), assume como vice-presidente.

Em seguida, o presidente secretário Nacional de Desenvolvimento do Ministério do Turismo (Mtur), William França, Cadastur, falou sobre as retomadas de voos e apresentou os resultados dos estudos sobre segurança turística (Vigilância Sanitária, segurança pública, transporte de turistas, defesa civil, prevenção à exploração de crianças e adolescentes no turismo). Na ocasião, o secretário Willian anunciou a realização da 1ª reunião do Fórum de Segurança Turística que deve ocorrer em novembro, em Brasília.

Carlos Prado, presidente do grupo Tour House e Co-Idealizador do Movimento Supera Turismo Brasil, tratou sobre o tema: “União e Foco traz a Superação”. Em seguida, o diretor de Turismo de Roraima Bruno Dantas Muniz de Brito, discorreu sobre o tema: “Iniciativa: Rotas Amazônicas Integradas”. Por fim, foram apresentados assuntos pontuados pelo Ministério do Turismo e pela Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), Magda Nassar, além de informes gerais.

De acordo com o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, que se encontra em Fortaleza/CE, onde também está participando da 48ª edição da ABAV Expo & Collab, destacou a importância do Fornatur para discutir o fortalecimento da cadeia do Turismo brasileiro. “Representar o Tocantins no Fornatur, nos permite Interagir com o trade do turismo nacional, além de contribuir para desenvolver estratégias positivas para fortalecimento do Turismo no Tocantins, com foco na geração de emprego e renda para sociedade, além de fortalecer toda a cadeia do turismo, conforme orienta o governador Mauro Carlesse”, destacou Mariano.

Fornatur

O Fórum foi criado em 2000 para ser um colegiado dos secretários de Estado de Turismo ou presidentes de órgão estaduais de Turismo. O objetivo é que a instância delibere sobre temas relevantes para o setor, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais. O presidente do Fornatur tem assento no Conselho Nacional do Turismo e atua junto a este órgão na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor.