O deputado estadual Olyntho Neto (PSDB-TO) participou nesta última quarta-feira, 22, do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel em Brasília/DF. O evento, reuniu parlamentares de diversos partidos, autoridades estrangeiras e embaixadores, e contou com a presença de representantes das entidades ligadas à cadeia produtiva do biodiesel, que tem como presidente o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).
Como representante dos produtores na Assembleia Legislativa do Tocantins, Olyntho apresentou ainda em 2015 a proposta que criou uma Frente do Biodiesel no Tocantins, formada por parlamentares preocupados com a promoção de combustíveis de fontes renováveis e o desenvolvimento sustentável no estado.
“Agora vamos unificar com a nova Frente Parlamentar do Agronegócio, Indústria e Comércio para viabilizar as demandas do produtor, empresário e da sociedade, buscando atender o setor agroindustrial, fortalecendo a agricultura familiar e estimulando a pesquisa e a inovação no Tocantins”, afirma o parlamentar.
A “Frentebio” tem os desafios para os próximos anos, e no Tocantins a Frente Parlamentar terá um papel importante nas discussões sobre temas como a implementação do cronograma de aumento da mistura do biodiesel, com a implantação imediata do B11 a efetivação do RenovaBio e dos créditos de descarbonização (CBIOs), o fortalecimento da industrialização de grãos no país como forma de agregar valor a toda a cadeia, entre outros.
Olyntho destacou que o biodiesel pode e deve ser o canal do agronegócio no Tocantins. “A performance agrícola do nosso estado é uma das melhores do país e os biocombustíveis são o elo da bioenergia com a produção de alimentos”.