Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Presidente da ATM defendeu prefeitos em evento que discute execução do Transporte Escolar

Presidente da ATM defendeu prefeitos em evento que discute execução do Transporte Escolar Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Presidente da ATM defendeu prefeitos em evento que discute execução do Transporte Escolar Presidente da ATM defendeu prefeitos em evento que discute execução do Transporte Escolar

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, saiu em defesa dos gestores municipais em debate de instituições que expôs os problemas relacionados com a execução do Transporte Escolar. O encontro denominado Dia “D” do Transporte Escolar ocorreu nesta quinta-feira, 23, no auditório do Ministério Público, em Palmas/TO.

Mariano lembrou que se deve observar toda uma conjuntura que leva aos problemas do Transporte Escolar. “É um serviço público que exige recursos financeiros e nem sempre a verba repassada pela pactuação com o Estado é suficiente, exigindo que os Municípios retirem dos poucos recursos que dispõem a contrapartida necessária para a manutenção do Transporte Escolar” disse.

Atualmente, 130 municípios possuem pactuação com o Estado para o transporte de alunos da rede Estadual residentes na Zona Rural, em modalidades que envolvem repasse aos cofres municipais e as unidades escolares, além da divisão compartilhada de rotas com o Estado. Ao todo, 15% dos alunos matriculados são transportados, o que representa 68 mil estudantes.

O presidente da ATM lembrou que os recursos da pactuação estão atrasados em cerca de R$ 5 milhões, prejudicando a manutenção das frotas, "levando ao atraso nos pagamentos de fornecedores e prestadores de serviço do Transporte Escolar. A situação é desesperadora para os Municípios, cuja grande maioria não possui capacidade de investimento para a aquisição de novos ônibus. Os prefeitos não devem ser vistos como os vilões nesse processo”, afirmou Mariano.

Grupo de Trabalho

O debate do Dia D do Transporte Escolar foi realizado pelo Grupo de Trabalho do Transporte Escolar, que envolve ATM, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Detran/TO, Secretaria de Estado da Educação, Conselho Estadual de Trânsito, União dos Dirigentes Municipais de Educação e Polícia Militar. Na platéia, centena de agentes municipais, entre prefeitos, vereadores, secretários municipais, diretores e servidores.

Diagnóstico

Com base em informações da Secretaria de Estado da Educação, Detran e vistorias educacionais do Ministério Público, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije) apresentou diagnóstico da execução do Transporte Escolar nos Municípios. Neste primeiro semestre de 2019, cerca de 500 ônibus escolares foram vistoriados e apenas 9% desses veículos estavam aptos para tráfego.

“Precisamos rediscutir a metodologia de vistoria das frotas escolares”, pediu o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Bartolomeu Moura Júnior, ao lembrar que as fiscalizações são rígidas e avaliam itens que podem ser questionados. “Qualidade dos pneus, dos freios e do motor são fundamentais. Porém, precisamos discutir novamente a avaliação de itens como estofados e pintura, que muitas vezes colocam o ônibus como inapto”, afirmou.

Estado

A secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar, falou da importância do diálogo para promover os ajustes. “Para alcançar a qualidade do serviço precisamos de planejamento, intervenção e mudança de postura. Além disso, se faz necessário de forma imediata promovermos a regulamentação e sistematização do Transporte Escolar, além de repensar sua execução”, pregou a secretaria, ao revelar que o Estado desembolsa cerca de R$ 90 milhões anuais com o Transporte Escolar.

Conquistas

O Caopije apresentou no encontro as principais conquistas alcançadas pelo Grupo de Trabalho do Transporte Escolar, que compreende a aprovação do Selo de Aptidão, a abertura de diálogo entre as instituições para revisar os valores repassados e o aperfeiçoamento de aspectos que normatizam o serviço.

O Grupo discute ainda a criação de um índice de avaliação das ações que buscam a melhoria do Transporte Escolar, um prêmio de gestão eficiente e ações para a capacitação de motoristas.

O evento também deverá ser realizado nos próximos meses em Araguaína e Gurupi.