Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Termo de Cooperação permitirá que as certidões sejam concedidas no mesmo dia em que forem solicitadas

Termo de Cooperação permitirá que as certidões sejam concedidas no mesmo dia em que forem solicitadas Foto: Wevverson César

Foto: Wevverson César Termo de Cooperação permitirá que as certidões sejam concedidas no mesmo dia em que forem solicitadas Termo de Cooperação permitirá que as certidões sejam concedidas no mesmo dia em que forem solicitadas

O Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) deu mais um passo para dinamizar e impulsionar a economia do Estado com a desburocratização do sistema de autorização de funcionamento de micro e pequenas empresas de até 750m². Com o Termo de Cooperação firmado com o Sebrae, na manhã desta segunda-feira, 3, todo o processo, desde o envio de projetos, pedidos de vistorias e emissão de certificados será feito via online.

A integração de esforços permitirá agilidade no processo de autorização de funcionamento das micro e pequenas empresas a partir da simplificação da legislação e compatibilidade das normas com as funcionalidades de tecnologia do CBMTO. Com a informatização, a certificação, que antes levava de 15 a 20 dias para ser entregue, agora será concedida no mesmo dia em que for solicitada.

Segundo o comandante-geral do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro da Silva, o momento é um marco para o desenvolvimento da economia do Estado. “Além de político, nosso governador Mauro Carlesse também é um empresário que tem o intuito de desburocratizar o sistema de emissão de certidões para impulsionar a economia do Tocantins. Ele nos passou essa missão que estamos desenvolvendo-a com muita responsabilidade no sentido de dar aos empresários condições para permanecerem e para se instalarem no Estado”, afirmou.

Ele acrescentou que todo o trabalho está sendo feito, também, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul. “É um estado que já desenvolve esse sistema informatizado e que nos está dando suporte para trabalhar nas ferramentas necessárias para que a nova estrutura entre em vigor o mais rápido possível”, disse.

Conforme o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, essa é uma demanda antiga da classe empresarial, tendo em vista que, atualmente, 40 mil empresas ainda estão em processo de regularização. “O Sebrae trabalha para que as demandas reais dos empresários sejam atendidas. Dessa forma, agradeço a cooperação dos Bombeiros por saber que a instituição está comprometida em fazer a economia funcionar com segurança”, ressaltou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rogério Ramos, referendou a parceria e agradeceu a união de esforços entre Sebrae e Bombeiros. “É com muita alegria que, representando todas as entidades, parabenizo o Sebrae e os Bombeiros pela parceria e agradeço todo o empenho para avançarmos no processo de desburocratização e alavancarmos a nossa economia”, finalizou.