Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) usou a tribuna na manhã desta quinta-feira, 6, para falar de sua preocupação com a conscientização social sobre o meio ambiente no Estado do Tocantins. Na ocasião, o parlamentar apresentou dois requerimentos, um voltado para o Projeto Quelônios da Ilha do Bananal/Cantão e outro voltado para a situação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Geo solicitou uma Moção de Aplauso em homenagem ao Projeto Quelônios do Tocantins que está promovendo o repovoamento de tartarugas da Amazônia e tracajás na região do Cantão. O deputado afirma que o projeto é importante, pois tem o propósito de promover a biodiversidade. “Para quem desconhece a região do Cantão, é um local de encontro de ecossistemas, tanto de vegetação pantaneira do cerrado, de vegetação amazônica na região oeste do estado do Tocantins”, ressaltou o deputado e também geógrafo.

Em sua fala, sugeriu que o Executivo observe melhor e utilize do ponto de vista ambiental e turístico do Tocantins. “Quando se fala em turismo no Tocantins, se associa quase que exclusivamente ao Jalapão que é conhecido internacionalmente. Mas nós temos outras belezas naturais que podem ser melhor exploradas, desenvolvendo um projeto de conscientização para uso equilibrado da região voltando para a questão ambiental na região da Área de Proteção Ambiental e Parque Estadual do Cantão”, explicou.

Em seu segundo requerimento, Geo solicitou informações ao Governo sobre os procedimentos que foram adotados visando o fortalecimento da fiscalização nos rios, a situação dos equipamentos utilizados para fiscalização, se existem servidores suficientes para essa fiscalização e qual a destinação dos materiais e animais apreendidos. “Nós temos diversas Áreas de Proteção Ambiental, alguns parques estaduais e eles têm que ser não só bem preservados, mas tem de haver estrutura para a fiscalização”, disse.

O deputado ressaltou a preocupação em promover políticas públicas de forma a atender melhor os interesses de toda a sociedade, não apenas de pequenos grupos. “É exatamente por isso, que parabenizo a atuação do Naturatins e me preocupo com a estrutura que possui disponível para promover o seu trabalho de fiscalização em relação à pesca que ocorre nos rios e em relação ao desmatamento que ocorre em todo o Tocantins.Parabenizo os servidores envolvidos e espero que possamos estar aqui fortalecendo ainda mais o trabalho deles com o propósito de garantir essa preservação do meio ambiente”, concluiu.