Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Áreas de Desenvolvimento Industrial de Gurupi é uma das onze do Estado destinadas a receber empresas

Áreas de Desenvolvimento Industrial de Gurupi é uma das onze do Estado destinadas a receber empresas Foto: Maradona

Foto: Maradona Áreas de Desenvolvimento Industrial de Gurupi é uma das onze do Estado destinadas a receber empresas Áreas de Desenvolvimento Industrial de Gurupi é uma das onze do Estado destinadas a receber empresas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), iniciou, este mês, a atualização de dados a respeito da situação das Áreas de Desenvolvimento Industriais (ADIs) do Tocantins. O trabalho consiste em identificar quais os empreendimentos instalados, segmentos, empregos gerados, tempo de atividade, estrutura física e operacional e a situação fundiária das áreas.

A iniciativa tem como propósito reunir informações detalhadas sobre o perfil  e a vocação destas áreas que sirvam de base para atrair investidores em diversos segmentos. O levantamento deve ser concluído até o final de junho deste ano. Além disso, a secretaria também está buscando juntos aos municípios e a União informações sobre possíveis áreas que possam abrigar grandes empreendimentos.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ridoval Darci Chiareloto, ressalta que o Tocantins conta hoje com Áreas de Desenvolvimento Industriais dotadas de infraestrutura adequada à instalação de empresas,  com água, energia, asfalto e, algumas, com internet; já outras dependem de regularização fundiária e mais investimentos. “A ideia do mapeamento é oferecer ao investidor informações importantes e atualizadas, além de subsidiar ações governamentais, por meio de políticas públicas para fortalecer estas áreas industriais com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirma. 

O secretário destaca que o Governo do Estado pretende implantar distritos industriais que possam receber empresas de grande porte para fomentar ainda mais a economia, e para isto, está buscando parceria com os municípios e órgãos gestores de terra públicas que possam ter áreas com esta finalidade. "Estamos sendo procurados por empresas de grande porte, principalmente dos setores de logística, que precisam de espaços maiores, com estrutura adequada para implantação de seus empreendimentos”, explicou

O Tocantins possui 11 áreas industriais que estão localizados nas cidades de Palmas (Capital), Colinas do Tocantins (região centro-norte) , Porto Nacional (região central), Gurupi (região sul), Araguaína (região norte) e Paraíso do Tocantins (região central).