Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

O Projeto de Lei, n° 23/19 do laço branco, de autoria do vereador Rogério Santos (PRB), foi sancionado pela prefeita de Palmas e visa estimular os homens a lutarem pelo fim da violência contra a mulher. “É um passo importante para estimular a todos, principalmente, nós homens, a defender às mulheres”, avaliou  Santos, depois do projeto de sua autoria virar lei. O projeto cria a Campanha do Laço Branco, no calendário oficial da cidade.

Com a aprovação do projeto, todos as instituições do município, deverão promover mobilizações para estimular a população, principalmente a masculina, a se engajar pelo fim da violência contra a mulher. As atividades deverão ser desenvolvidas em conjunto com representações sociais e ações de movimentos organizados por mulheres.

A campanha é mundial e começou em 1989, no Canadá, após um homem ter assassinado 14 mulheres, estudantes do curso técnico de engenharia. Depois de cometer o crime, o assassino chegou a escrever uma carta revelando a insatisfação de ver mulheres estudando um curso em que, a maioria dos alunos era homens. Após cometer o crime, Marc Lepine, de 25 anos, suicidou-se. Depois disso, um grupo de homens se reuniu com laços brancos para se manifestar contra o ato e proteger todas as mulheres contra qualquer abuso ou tipo de violência.

Para não esquecer esse episódio e combater esse tipo de crime, no Brasil, a Lei Federal, nº 11489 , estabelece, o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos homens pelo fim da Violência.

A cada 7,2 segundos, uma mulher sofre agressão física no Brasil. Os dados são do Projeto Relógio da Violência, do Instituto Maria da Penha.