Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Dunas do Jalapão no município de Mateiros

Dunas do Jalapão no município de Mateiros Foto: Divulgação/ Governo do Tocantins

Foto: Divulgação/ Governo do Tocantins Dunas do Jalapão no município de Mateiros Dunas do Jalapão no município de Mateiros

O Tocantins deverá receber incentivo do Governo Federal no setor de turismo  na ordem de R$ 2 milhões que deverão ser investidos na elaboração de um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços na rota turística do Jalapão.

O lançamento do pacote de ações do programa Investe Turismo do Governo Federal acontece na próxima segunda-feira, 24, no Palácio Araguaia. Deverão ser beneficiados os municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e também a capital.

O Ministério do Turismo conta com a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na execução do plano. Segundo o coordenador do turismo no Sebrae Tocantins, Alex Veras, o pacote contemplará pequenos negócios que têm papel importante no turismo da região. “O Sebrae realizará um trabalho de ordenamento, governança, inclusão produtiva e inovação para os pequenos negócios atendidos no trade turístico”, explica o coordenador.

Plano

Além do Jalapão, serão contempladas com o projeto outras 12 regiões turísticas dos sete estados do Norte do país, como o Polo Amazônico (AM), Marajó e Alter do Chão (PA), Savana Amazônica e Extremo Norte (RR) e Gaujará-Mirim (RO).

A meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade, proporcionando linhas de crédito para o turismo, como as do Fungetur e Prodetur+Turismo, além de sensibilizar prestadores de serviços turísticos para a formalização os serviços e orientações que o Sebrae Tocantins possui para atender ao setor.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de Viagens um impulso econômico para toda a região. “O Norte do Brasil tem destinos que oferecem natureza exuberante, aventura em plena selva amazônica, cultura e gastronomia com sotaque e ingredientes indígenas, uma singularidade que precisa ganhar o mundo. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda”, destaca o ministro.