Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Os operadores de turismo com atuação em Taquaruçu tiveram oportunidade de participar neste último final de semana do curso de gestão para condutores de rapel, com ênfase às Normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A capacitação faz parte da estruturação turística do Distrito, que vem sendo desenvolvida por meio de uma parceria entre a Agência Municipal de Turismo (Agtur) e o Sebrae Tocantins.

Participaram da capacitação 15 operadores de turismo, entre proprietários de atrativos naturais, agências de viagens e receptivos e demais empresas do trade que aderiram ao projeto de estruturação turística local.

O objetivo do curso, segundo explicou a analista técnica do Sebrae, Ana Flávia Borges, foi o de levar conhecimentos sobre a normatização que rege a atividade de rapel, incluindo a segurança para usuários e condutores. “Nossa finalidade é que esses profissionais sejam qualificados e desenvolvam seus serviços com segurança, atendendo bem o usuário e também possam usufruir da experiência com qualidade”, destacou Ana Flávia.

A capacitação faz parte do Projeto Destino Taquaruçu, em parceria entre o município, por meio da Agtur e o Sebrae-TO. O processo visa desenvolver o turismo local e adequá-lo aos procedimentos de ecoturismo e turismo de aventura, dentro da legislação.

Para o presidente da Agtur, Eudes Assis, esta capacitação é mais um passo para a profissionalização da atividade no distrito de Taquaruçu, o que facilita a atração do turista para seus inúmeros atrativos que traz como benefícios o fomento à economia local, que inclui a geração de empregos, a movimentação do comércio, a geração de rendas e outros.