Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Secretário ouve executivos da Combitrans que deve ser a primeira a operar o Porto Praia Norte

Secretário ouve executivos da Combitrans que deve ser a primeira a operar o Porto Praia Norte Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretário ouve executivos da Combitrans que deve ser a primeira a operar o Porto Praia Norte Secretário ouve executivos da Combitrans que deve ser a primeira a operar o Porto Praia Norte

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Ridoval Darci Chiareloto, recebeu em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira,12, diretores da Combitrans Amazônia, a primeira empresa que deve operar o Porto Praia Norte. A reunião que foi acompanhada pela diretora executiva do Porto,  Sandra Kramer, tratou de incentivos fiscais e do potencial logístico e produtivo do Estado.  

Esta foi a primeira visita dos executivos para conhecer a viabilidade de navegação do Rio Tocantins com vistas a planejar o início das operações. E, também, verificar os incentivos fiscais que podem ser concedidos pelo Governo, através do Programa de Apoio àInstalação, Expansão e Operação de Empresas de Logística, Distribuição de Produtos e Transporte Aéreo no Estado do Tocantins ( Prologística/Lei2.558).

A Combitrans Amazônia combina o transporte fluvial com o rodoviário, levando mercadorias da Zona Franca de Manaus para as demais regiões do País, e trazendo produtos do Sul e Sudeste para abastecer a região Amazônica.

Antes de se reunir com o secretário, os diretores fizeram uma visita in locu ao Porto Praia Norte para conhecer as instalações e verificar a sua capacidade de operação. Segundo o diretor administrativo, Dener Ricardo Guerra, já está sendo estudado a implantação de um ponto de apoio da empresa no Estado.

“Aqui é um excelente ponto logístico, não existe nada igual no País para escoarmos a produção que vem da Zona Franca de Manaus com destino ao Centro-Oeste e às demais regiões do País e vice-versa. O que está faltando agora é alguém dar o primeiro passo” destacou. Os executivos adiantaram que devem voltar em breve para continuar as negociações.

Porto Praia Norte

O Porto Praia Norte é um empreendimento privado, localizado no município de Praia Norte, na região conhecida como Bico do Papagaio, numa área de 744 mil quadrados. É o primeiro porto fluvial interestadual com estação de transbordo de cargas com papel estratégico no fluxo logístico do País, ligando o Estado ao Oceano Atlântico.

Segundo a diretora executiva do Porto, o início das operações depende ainda de algumas negociações e das obras de dragagem e derrocamento da via navegável do rio Tocantins. ” Já estamos com todas as licenças prontas e acreditamos que, até setembro, teremos um posicionamento quando vai se iniciar esta operação”, afirmou.

Além de apresentar o potencial logístico do Estado para os empresários, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços se colocou à disposição do grupo para viabilizar o início das operações logísticas da empresa no Estado, dispondo os incentivos fiscais previsto para este tipo de operação. “O Governo  do Estado tem total interesse em apoiar novos investimentos para fomentar a industrialização do Tocantins”, afirmou.