Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Desfile de cavaleiros e amazonas encerrou programação de aniversário da cidade

Desfile de cavaleiros e amazonas encerrou programação de aniversário da cidade Foto: Divulgação/ Prefeitura de Pedro Afonso

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Pedro Afonso Desfile de cavaleiros e amazonas encerrou programação de aniversário da cidade Desfile de cavaleiros e amazonas encerrou programação de aniversário da cidade

Uma programação diversificada marcou as celebrações dos 172 anos de fundação do município de Pedro Afonso, localizado a 206 km de Palmas. Com eventos esportivos, cívicos e culturais, além de entregas de obras, a Prefeitura de Pedro Afonso realizou um extenso calendário de eventos durante os dias 7 e 14 de julho. As celebrações reuniram mais de 30 mil pessoas e contou com shows de bandas nacionais e regionais, sendo encerrada pelo tradicional desfile de cavaleiros e amazonas, que percorreu as principais ruas da cidade.

As atividades do aniversário da principal cidade da região centro-norte do estado do Tocantins, iniciou a programação esportiva, que contou com Torneio de Vôlei de Praia e a tradicional Travessia dos Portos, competição de natação que percorreu 1800 metros no Rio Tocantins. Ainda foi realizada a final da Taça Municipal de Futsal, Campeonato de Tênis de Mesa e a Maratona em celebração aos 172 anos do município.  “O município de Pedro Afonso está de parabéns pela festa e pela forma com que vem incentivando o esporte em toda a cidade. Vencer para mim é uma mistura de luta, esforço, otimismo e não desistir nunca”, afirma a maratonista de 34 anos, Rosimeire Vieira Abreu, vencedora da competição há três anos consecutivos.

Fazendo um resgate da memória e história pedroafonsina, foram entregues, durante a terceira edição da Comenda Frei Rafael de Taggia, 21 homenagens às personalidades que auxiliaram o desenvolvimento do município. “Pedro Afonso vem resgatando a memória e a história do seu povo, isso fortalece a comunidade e mostra a importância de quem construiu essa cidade”, conta o professor e historiador Fabrício Rocha.

As celebrações também foram marcadas por muita alegria e diversão com shows das bandas Psirico, Paixão de Vaqueiro e Kiko Chicabana, além de atrações locais e regionais que animaram o Parque de Exposição durante o Pedro Afonso Fest Verão.  “O show deste final de semana foi maravilhoso me diverti muito, amei a cavalgada, minhas amigas amaram também, a turma estava toda animada. A prefeitura de Pedro Afonso está de parabéns pela programação”, afirmou a esteticista Tânia Fernandes de Araújo, 29 anos.

Conhecido pela tradição rural e sertaneja, o município de Pedro Afonso fechou a programação de aniversário com uma das manifestações culturais de maior representação para a comunidade. A cavalgada em alusão aos 171 anos da cidade, realizada no dia 14 de julho, levou ao todo 772 animais, além de centenas de amazonas e cavaleiros em um passeio pelas principais ruas e avenidas da cidade. “É sempre muito lindo participar desse momento em Pedro Afonso. Resgatar a nossa tradição, o amor pela cavalgada é algo que celebramos juntos e que a comunidade gosta”, conta a jovem de 22 anos, Helem Maria Lopes, porta bandeira de uma das comitivas que participaram da cavalgada. 

Entrega de Obras

Com investimentos de R$ 2,7 milhões, o prefeito Jairo Soares Mariano, juntamente com vereadores, lideranças locais, o governador em exercício Wanderlei Barbosa, a senadora Kátia Abreu e o deputado estadual Léo Barbosa, inaugurou a galeria de águas pluviais da Avenida João Damasceno de Sá, a Praça Professora e Poetisa Raimunda Cavalcante, o Campo Society Domingos Santana de Oliveira (Pingo), localizado na Praça Luiz Rocha da Silva, e o Estádio de Futebol Ricardo Alves de Carvalho (Ricardão). Ainda foi entregue o Teatro Público Municipal Professora Adriana Correia Campos.

Um olhar para o futuro 

Ao fazer um balanço das celebrações em comemoração ao aniversário da cidade centenária, o prefeito Jairo Soares Mariano, presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), afirmou que Pedro Afonso vive uma nova realidade. “Celebramos hoje não apenas os anos que se passaram e formaram a história do nosso município, mas sim os caminhos que Pedro Afonso começou a trilhar rumo ao desenvolvimento, sendo uma cidade que cuida da qualidade de vida do seu povo”, destacou o gestor.

Jairo Mariano também salientou a importância da festividade para o turismo e para a economia do município. “Vimos nesses últimos dias milhares de pessoas voltarem o olhar para Pedro Afonso, visitando nossas praias, participando da nossa programação. É um momento de muito trabalho para nós da gestão, mas também de satisfação e alegria, pois estamos testemunhando Pedro Afonso receber diversos benefícios e se destacar como o polo regional que é”, completou.