Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Dicom/AL

Foto: Dicom/AL

O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) manifestou-se a respeito do retorno à primeira instância, dos inquéritos contra ele relacionados à Operação Ápia. Segundo a assessoria de comunicação do deputado, os processos teriam sido remetidos de volta à 4ª Vara da Justiça Federal no Tocantins a pedido de sua própria defesa.

Os dois inquéritos tramitavam no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. Segundo a defesa de Eduardo Siqueira, o parlamentar o pedido para que os inquéritos fossem remetidos de volta à origem foi feito porque ele “não foi denunciado e até então não teve conhecimento do processo. E por isso, não pode exercer seu direito de defesa”, informa.

Eduardo Siqueira manifestou ainda que a partir de agora poderá ter acesso aos autos e rebater o que chamou de “falsas acusações”, para provar sua inocência.

Operação Ápia

A Operação Ápia da Polícia Federal foi deflagrada no ano de 2016 para desarticular uma organização criminosa de fraudes em licitações públicas e execução de contratos administrativos para realização de obras em rodovias.

Diversos políticos foram citados na operação, como os ex-governadores Sandoval Cardoso (SD) e Siqueira Campos (DEM).

Na 4ª fase da operação, realizada em 2017, o deputado Eduardo Siqueira Campos foi o principal alvo da PF e chegou a ser conduzido para prestar esclarecimentos. O deputado foi citado por um dos investigados como um dos membros do núcleo político do esquema de fraudes em contratos de terraplanagem e pavimentação asfáltica em rodovias no Tocantins. Segundo o delator, ele teria recebido dinheiro das empresas para financiar ilegalmente sua campanha eleitoral em 2014.

Confira a resposta do deputado na íntegra

O deputado Eduardo Siqueira Campos informa que a vinda dos autos relacionados à operação Ápia para a Justiça Federal no Tocantins, se dá em resposta à solicitação da defesa do deputado, uma vez o que parlamentar não foi denunciado e até então não teve conhecimento do processo. E por isso, não pode exercer seu direito de defesa.

A partir de agora, o deputado Eduardo Siqueira Campos pretende ter acesso aos autos e assim proceder sua defesa, rebatendo as falsas acusações contra ele e comprovando sua inocência.