Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

PM garante segurança de romeiros durante festejos do Bonfim

PM garante segurança de romeiros durante festejos do Bonfim Foto: Elizeu Oliveira

Foto: Elizeu Oliveira PM garante segurança de romeiros durante festejos do Bonfim PM garante segurança de romeiros durante festejos do Bonfim

O Governo do Tocantins realiza ações para propiciar segurança e assistência aos fiéis durante as comemorações do Senhor do Bonfim, que ocorrem no Povoado do Bonfim, a 24 km de Natividade, no sudeste do Estado. A programação teve início nessa terça-feira, 6, e prossegue até dia 17 de agosto.

Neste período, centenas de pessoas saem em romaria e percorrem longas distâncias até chegar ao santuário, local onde são celebradas as missas e feitas as orações.

Desenvolvimento Social

A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) oferece suporte para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação aos romeiros da festa de Nosso Senhor do Bonfim.

Na barraca de apoio instalada, os romeiros são recepcionados por uma equipe multifuncional, que  também esclarece as ações e serviços da Setas, tanto na área da inclusão produtiva urbana e rural, qualificações e capacitações, como os demais projetos e programas, como Lixo e Cidadania e Bolsa Família.

Segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) conta com espaços e efetivos da Polícia Civil (delegado, escrivão e agente de polícia) com atuação diuturnamente durante todos os dias de festividades religiosas no Povoado do Bonfim.

Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) possui 12 bombeiros atuando de forma preventiva e, caso haja necessidade de intervenção, os profissionais estão prontos para operações de resgate e combate a incêndios.

Conforme a Polícia Militar (PM), cerca de 150 policiais foram mobilizados exclusivamente para reforçar o policiamento no povoado do Bonfim (Natividade, Tabocão e Araguacema), além do efetivo ordinário que também é empregado.

As equipes especializadas do BPChoque (Giro, GOC e Rotam), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) também estão empregadas na operação.

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realiza patrulhamento aéreo com helicóptero na cidade de Natividade, no povoado do Bonfim e na via dos romeiros, onde a concentração de romeiros é a maior.

Além do policiamento a pé e motorizado, há ainda o posto fixo de atendimento, as bases móveis e um micro-ônibus com a central de videomonitoramento. Uma inovação no policiamento este ano é a modalidade de ciclopatrulhas, policiamento em bicicletas, que facilita a locomoção dos militares e ainda aproxima-os da comunidade.

Turismo

De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, os festejos e as romarias do Senhor do Bonfim são de fundamental importância para se preservar as tradições culturais e religiosas do estado, além de atrair turistas que ajudam a movimentar a economia dos municípios. “O Governo do Estado é um grande apoiador desses eventos por entender que essas manifestações ajudam a manter viva a identidade cultural e religiosa do nosso povo, além de fomentar o turismo, gerando mais empregos e renda”, ressalta.

Cultura e religiosidade popular

O Senhor do Bonfim é o "santo" que povoa o catolicismo popular, as manifestações religiosas, a igreja cristã, a cultura popular e é fortemente venerado em várias partes do país.

A história da devoção ao Senhor do Bonfim – ou Cristo Crucificado, como ficou conhecido por muitos – começou em Setúbal, a 32 km de Lisboa, Portugal, em 1669. No Brasil, a devoção ao santo nasce no século XVIII, em 1745.

No Tocantins, a devoção ao santo ocorre há mais de dois séculos. Além do povoado do Bonfim, em Natividade, as comemorações ocorrem também nos municípios de Araguacema, Silvanópolis e Tabocão.