Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 Fátima Dourado ressalta a importância da participação dos jovens na programação

Fátima Dourado ressalta a importância da participação dos jovens na programação Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Fátima Dourado ressalta a importância da participação dos jovens na programação Fátima Dourado ressalta a importância da participação dos jovens na programação

Com objetivo de fomentar discussões acerca de temas ligados aos direitos humanos, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) apoia a realização da Semana de Ativismo em Direitos Humanos. Promovida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), a programação teve início nesta segunda-feira, 26, e segue até o dia 30 de agosto, com palestras e rodas de conversas em cinco escolas estaduais localizadas na capital. 

O evento é realizado em alusão a Semana Nacional dos Direitos Humanos, promovida pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos e fomenta ações durante o mês de agosto com intuito de chamar atenção das instituições e da população em geral acerca das violações de direitos. A ação também conta com apoio da Secretaria da Educação, Juventude e Esporte (Seduc), Defensoria Pública Estadual (DPE), Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP), Movimento Estadual dos Direitos Humanos (MEDH), centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA), Secretaria da Saúde e Comissão de Direitos Humanos da OAB. 

Para a Diretoria dos Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, o evento tem intuito de sensibilizar a população acerca da luta pelos direitos. “A Semana de Ativismo em Direitos Humanos vem de encontro às políticas públicas promovidas pela Diretoria de Direitos Humanos, com intuito de sensibilizar e conscientizar a população acerca desses direitos. Durante toda a programação abordaremos diversos temas, com ênfase ao combate a violência e ao uso de drogas”,enfatizou. 

A presidente do CEDDH, Fátima Dourado, ressalta a importância da participação dos jovens na programação. “Nosso objetivo é chamar atenção para as diferentes violações aos direitos humanos e conversar com a juventude sobre esse tema, pois incentivando a participação dos jovens na construção de políticas públicas, estaremos os incentivando a se tornarem protagonistas na luta pelos seus direitos”, afirmou. 

Programação

A programação da Semana de Ativismo aos Direitos Humanos está sendo realizada em cinco escolas da capital, com a promoção de palestras, rodas de conversa e dinâmicas, sobre temáticas ligadas aos direitos humanos, como os direitos das mulheres, acesso a educação, igualdade racial, segurança, direitos das pessoas com deficiência, entre outros.

Dia 26/08

Escola Estadual Vale do Sol – Manhã

Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros – Tarde

Dia 27/08

Escola Estadual Santa Fé – Manhã, tarde e noite

Escola Estadual Duque de Caxias – Manhã e noite

Dia 28/08

Escola Estadual Vale do Sol – Manhã

Dia 29/08

Escola Estadual Setor Sul – Manhã, tarde e noite

Dia 30/08

Atividade de encerramento