Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Igor Flávio

Foto: Igor Flávio

Aprimorar pesquisas e os serviços de saúde voltados às zoonoses e ainda normatizar o campo de prática dos residentes do Programa Integrado de Residência em Saúde (Pirs), por meio da Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ). Esses são os objetivos do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O convênio prevê a cooperação e assistência mútua entre a rede municipal de saúde e o curso de Medicina Veterinária do Ceulp/Ulbra. “Com essa parceria teremos um esforço conjunto das partes para a prestação de atendimento a cães e gatos de ambos os sexos, através de exames laboratoriais, clínicos e cirurgias, além do fornecimento de insumos para a prestação desses serviços”, destaca o gerente da UVCZ, Auriman Cavalcante, acrescentando que o  convênio prevê também “o fornecimento de cadáveres desses animais para estudo, mediante a autorização do responsável ou tutor do animal, no intuito do aprimoramento de pesquisa e serviços de saúde voltados às zoonoses”.

O prazo de vigência do Termo de Cooperação Técnica é de 12 meses, podendo ser prorrogado após avaliação. O Termo é regido pela Lei nº 8.666/93 (no que couber) e demais normativas que regem a rede municipal de saúde.

Procedimentos

Serão realizados procedimentos cirúrgicos de castração em cães e gatos. Os agendamentos já foram disponibilizados no site, e as cirurgias terão início dia 03 de setembro. Os agendamentos serão feitos mensalmente no site.

Realização exames de teste rápido canino para Leishmaniose Visceral Americana, quando da realização das cirurgias.

Cessão mediante a disponibilidade da UVCZ/Semus e de autorização do proprietário ou tutor, cadáver ou carcaças caninas e felinas com a finalidade de serem utilizadas para estudos.

Disponibilização de infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades estabelecidas.