Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

Realizada na manhã desta terça-feira, 3, na Assembleia Legislativa, a sessão solene em homenagem aos 40 anos de regulamentação da profissão de biólogo no Brasil reuniu biólogos de todo o Estado que atuam no Tocantins. A sessão foi presidida pela deputada Cláudia Lelis (PV), autora do requerimento por meio do qual foi solicitada a homenagem.

Foram homenageados os biólogos Júlio César Ibiapina Neres, Kellen Lagares Ferreira da Silva e Pedro Heber Estevam Ribeiro. Representando os homenageados, Pedro Estevam destacou a necessidade de investimentos em Ciência e Educação, e o apoio do Parlamento às políticas públicas de conservação do meio ambiente. Ele citou a importância da adesão das prefeituras ao ICMS Ecológico, política de incentivo às ações ambientais de preservação e conservação, bem como atividades educativas voltadas para a conscientização.

Presidente da Associação Tocantinense dos Biólogos (Atobio), Marcelo Grison agradeceu ao Parlamento a homenagem e, em particular, à deputada Claudia Lelis a defesa das causas ambientais. “Nosso objetivo é unir a classe e batalhar em defesa de nossa categoria, além de contribuir para a melhoria no ensino de Biologia e incentivo àqueles que exercem a profissão com dedicação e amor”.

A vice-presidente do Conselho Regional de Biologia, Arlete Vieira, pediu mais investimentos em pesquisas direcionadas às questões ambientais e medidas mais eficazes de combate às queimadas. Presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Meire Carreira também disse concordar com a necessidade das ações, acrescentando que o fortalecimento da classe e a boa relação entre os profissionais e órgãos governamentais têm contribuído para as discussões.

Já Claudia Lelis defendeu que meio ambiente e biodiversidade devem ser uma das preocupações de toda a população. A deputada reafirmou seu interesse em buscar soluções para os problemas que envolvem danos ambientais, como as queimadas, e garantiu seu apoio às políticas públicas para a conservação da vida.