Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste mês de prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) apresentou alguns requerimentos na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) solicitando ao Governo do Estado e à presidência da Casa de Leis adesão ao mês da Campanha de Valorização da Vida, com o objetivo de dar visibilidade à causa.

O parlamentar também apresentou um Projeto de Lei que altera a Lei nº 3440, de 11 de abril de 2019, de autoria da deputada Luana Ribeiro (PSDB). A Lei trata sobre a “Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate ao Suicídio”. Geo sugere que esse tempo seja ampliado e que as discussões e medidas sobre o tema ocorram durante todo o mês de setembro, instituindo o “Mês de Conscientização, Prevenção e Combate ao Suicídio”.

O parlamentar parabenizou a deputada pela autoria da Lei e destacou a importância da discussão do tema com a sociedade. “É um problema sério que atinge milhares de famílias no nosso país. Por isso a importância de levarmos a sério o mês preventivo e fazer com que esse mês seja trabalhado dentro das escolas e com a sociedade, na tentativa de combater casos de automutilação através da prevenção. No mundo em que vivemos todos são nossos irmãos, precisamos nos preocupar com o próximo”, ressaltou.

Geo também pontuou sobre a necessidade de auxiliar alunos e professores nas escolas estaduais. “Gostaria de solicitar ao Governo informações quanto à existência de medidas adotadas na rede de Ensino Estadual que promovam a saúde mental dos profissionais de educação e alunos. Promover medidas preventivas agora pode evitar um mal maior no futuro”, disse.

Dados

A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta, sendo a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. No Tocantins, de acordo com informações do Governo do Estado, foram registradas, no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 3.170 lesões autoprovocadas intencionalmente e 359 mortes por suicídio, entre 2016 e o primeiro trimestre de 2019.