Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Divulgada em redes sociais, imagem declara inocência de Leto Leitão (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

Mesmo sem tornozeleira eletrônica, o Vice-prefeito de Novo Acordo, Leto Moura Leitão Filho (PRB) deixou a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) na tarde dessa segunda-feira, 23. Letim Leitão, como é mais conhecido, é acusado de ser o mandante da tentativa de homicídio contra o prefeito daquele município, Elson Lino de Aguiar (MDB).

Leitão estava preso na CPPP desde o mês de janeiro deste ano, agora ele passa a cumprir prisão domiciliar até a conclusão do julgamento do caso. A decisão judicial também contemplou os dois acusados de intermediar o crime: Paulo Henrique Sousa e Kelly Fernanda Carvalho.

Na semana passada o juiz José Ribamar Mendes Júnior determinou que os acusados deixassem a detenção, desde que fossem monitorados por tornozeleira eletrônica. Como o estado não dispõe dos dispositivos, a juíza Aline Marinho Bailão Iglesias entendeu em uma nova decisão que os acusados não poderiam ser penalizados pelo fato.

Ainda assim, os três não poderão deixar a Comarca onde residem; deverão comparecer regularmente perante juízo para informar as atividades e rotinas; além de ficar em casa durante a noite. Eles também vão receber visitas surpresas da Polícia Militar.

Gustavo Araújo da Silva, acusado de ser o executor do crime, continua preso até o fim do julgamento. A justiça ainda não decidiu se os quatro serão ou não julgados por júri popular.

O crime

Elson Lino sofreu o atentado em sua casa na cidade de Novo Acordo em janeiro deste ano. Ele estava sozinho quando o atirador entrou pela porta que não estava trancada, disparou e fugiu. O crime teria sido motivado por um suposto esquema de propinas na Prefeitura de Novo Acordo.