Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Durante audiência pública na Câmara de Palmas/TO, para debater a depressão e suicídio, a vereadora Laudecy Coimbra (SD), usou a tribuna para falar da importância em tratar sobre o assunto. Conforme a vereadora, os números são assustadores e preocupantes. A reunião foi realizada durante a CCJ e contou com a participação de profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral.

Preocupada com a situação tanto do município como do País, Laudecy conta que além das politicas publicas é necessário que sejam realizados outros debates dentro de todos ambientes de convivência. “É preciso debater o assunto, quebrar o tabu e perder o medo de falar. A pessoa que comete suicídio não quer acabar com a vida e sim com a dor. Levar informação é uma maneira eficaz de evitar que as tragédias aconteçam”, pontuou a vereadora.

Conforme Laudecy, a sociedade é responsável como um todo, porém, as famílias, professores e profissionais de saúde também precisam de cuidado. “Os profissionais também estão adoecendo, é preciso olhar com sensibilidade para eles”, destacou.

A vereadora clamou que a sociedade tenha mais empatia e preocupação com o próximo, além de respeitar a dor do outro. “Espero que este seja apenas o primeiro passo de um trabalho permanente, pois, quanto mais pessoas atingirmos com informação melhor. Precisamos de conversa, tolerância e capacidade de se colocar no lugar do outro”, finalizou Laudecy.

Políticas Públicas

Laudecy Coimbra é autora da Lei Municipal nº 2.407, de 1º de Novembro de 2018, que Institui a Campanha Permanente de Conscientização da Depressão Infantil e Violência Autoprovocada na Adolescência, no âmbito municipal.

Além disso, propôs recentemente a criação da Semana Municipal de Valorização da Vida. O projeto prevê a realização anual na semana que compreender o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.