Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: John Souza

Foi promovido em Gurupi na noite desse sábado, 26, a primeira edição do Festival Cultural-Científico, que ocorreu no Centro de Convenções Mauro Cunha e contou com exposição de trabalhos acadêmicos e apresentações culturais ao público. O evento foi uma realização da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Gurupi, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Gurupi.

O Festival Cultural-Científico é uma comemoração aos 10 anos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT. O objetivo foi promover a cultura do conhecimento e da arte, além de despertar na comunidade o interesse pela ciência e pelas áreas de Biotecnologia, Bioprocessos e Bioquímica, que possuem cursos gratuitos na UFT em Gurupi. O evento teve exposição de trabalhos e produtos desenvolvidos pelos acadêmicos e música ao vivo com artistas locais.

A comunidade que compareceu na Feirinha da Amizade, realizada na Praça Henrique Santana, anexa ao Centro de Convenções, conferiu de perto os trabalhos, tirou dúvidas e trocou experiências com os acadêmicos e puderam até degustar alguns produtos oriundos das pesquisas e produção dos alunos, como cervejas produzidas com frutos típicos da região e alimentos probióticos, que contêm micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios à saúde. Outras curiosidades foram expostas, como o Biodiesel produzido de resto de óleo de cozinha utilizado em frituras, algo bem comum na realidade das famílias em casa.

Yasmin Nascimento, acadêmica do Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, expôs com seu grupo, bebidas probióticas que ajudam melhorar o sistema imunológico e a flora intestinal. “Foi bem proveitosa a experiência, muita gente não conhece nosso curso e a sua importância e aqui tivemos a oportunidade de mostrar a elas aquilo que fazemos na universidade, além de mostrar a importância da ciência e que ela está disponível a todos”, disse.

Para a coordenadora do evento e do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Talita Ferreira, a realização do festival em parceria com a Prefeitura atendeu as expectativas. “Esse projeto teve como objetivo trazer o curso para o conhecimento da população de Gurupi, pois percebemos que muitas pessoas nem sequer sabiam da existência do curso em nossa cidade e hoje apresentamos os resultados do nosso trabalho para a população e a parceria com a secretaria de cultura foi exitosa nesse sentido de popularizar a ciência”, afirmou.

A secretária de cultura e turismo Zenaide Dias disse que a pasta está aberta para parcerias que tragam benefícios à comunidade, seja na cultura, na arte, na ciência e em outras áreas. “Para isso as estruturas do Centro de Convenções Mauro Cunha, bem como nossa equipe, estão à disposição para abraçar todas as boas iniciativas. Esse festival por exemplo mostrou a riqueza do conhecimento oriundo de uma universidade aqui de Gurupi que possui cursos gratuitos e o público abraçou a causa, nós ficamos satisfeitos e estamos abertos para novas parcerias”, destacou.

Quem visitou a exposição dos trabalhos, gostou da iniciativa dos acadêmicos em expor os resultados, como foi o caso da Maria Julia Araújo, vendedora. “Gostei muito da exposição, tem trabalhos interessantes e mostra que aqui em Gurupi tem pessoas capacitadas para desenvolver qualquer tipo de pesquisa e trabalho da mais alta complexidade”, relatou.