Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O projeto da Lei é de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro

O projeto da Lei é de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O projeto da Lei é de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro O projeto da Lei é de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro

Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL), aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Tocantins, foi sancionado pelo Governo do Estado. A lei 3.548 está publicada no Diário Oficial desta última quarta-feira, 30. 

O documento dispõe sobre o direito de uma folga anual para que as trabalhadoras do Estado, seja na área pública ou em empresas privadas possam se ausentar do local de trabalho para a realização de exames preventivos contra o câncer do colo de útero e de mama.

Vanda Monteiro comemorou a sanção e destaca a importância da lei. “Estamos finalizando o outubro rosa, mês que lembramos da importância da prevenção. Está é uma vitória das mulheres tocantinenses e eu sinto-me honrada em ser a autora desta  lei”.

Estimativa

A estimativa de novos casos de câncer no Tocantins para este ano é de 2.680 ocorrências, segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA. Cerca de 1.310 novas ocorrências em mulheres serão registradas. O câncer de colo do útero e de mama serão os dois tipos mais comuns, em 2019, com 230 e 180 novos diagnósticos respectivamente.