Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Joelma Cristina

Foto: Joelma Cristina

Teve início na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) nesta terça-feira, 5, as ações da campanha “Novembro Azul”. A abertura da campanha aconteceu durante a missa que acontece toda primeira terça-feira de cada mês. Em seguida aconteceu uma palestra com Ricardo Ferro, urologista e especialista em cirurgia robótica da próstata.

Dezenas de interessados no tema, entre eles autoridades, servidores e visitantes reuniram-se na sala de reuniões da presidência onde puderam tirar dúvidas e conhecer o que há de mais moderno no tratamento no combate ao câncer de próstata.

“A AL-TO cumpre seu papel de representar o povo ao difundir informações como a que iremos compartilhar sobre câncer de próstata, já que esta é uma doença silenciosa e sem sintomas”, explicou Dr. Ricardo Ferro.

O presidente da Casa, deputado Antonio Andrade (PTB), acompanhou a palestra que contou com uma participação significativa dos ouvintes e ressaltou a importância da conscientização e prevenção. “Nós, homens, temos que ter a sensibilidade de nos prevenir e estes movimentos que fazemos aqui na Assembleia são justamente para mostrar a importância da prevenção, não adianta querer remediar, depois fica mais difícil”, ponderou o presidente.

O evento foi uma realização da diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa.

Sobre o Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Estimativa de casos 2018-2019

Segundo o INCA, para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as Regiões do país, com 96,85/100 mil na Região Sul, 69,83/100 mil Região na Sudeste, 66,75/100 mil na Região Centro-Oeste, 56,17/100 mil na Região Nordeste e 29,41/100 mil na Região Norte.