Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fernanda Mendonça

Durante todo o mês de novembro, horticultores que atuam nas hortas geridas pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) receberão sementes e insumos para subsidiar a produção de alface, rúcula, salsa e coentro (cheiro-verde). Ao todo, 22 hortas e 375 produtores serão beneficiados.

As hortas localizadas na região Sul e Central de Palmas já receberam o reforço. Agora será a vez das hortas de região Norte, Buritirana e Taquarussu. Na sexta-feira, 08, a entrega será feita na Arno 31 (303 Norte), Arno 33 (307 Norte), Arno 42 (405 Norte), Arno 43 (407 Norte) e Arno 72 (605 Norte). Só nesses locais são 66 horticultores que complementam a renda familiar vinda da terra.

O vigilante noturno João Carlos Cordeiro de Carvalho complementa a renda familiar plantando em uma área de 140 metros quadrados na Horta Comunitária da Arse 112, uma das mais antigas de Palmas, couve, rúcula e salsinha. “Todo ano recebemos esse amparo da Prefeitura, além das orientações técnicas necessárias. Já é a terceira vez neste ano que é feita a entrega de sementes. Isso ajuda a diminuir os custos com a nossa produção, e consequentemente o valor que chega ao consumidor é mais vantajoso” celebra Carvalho.

A distribuição contempla dois tipos de adubos químicos que agem no plantio e na cobertura (reforço durante o desenvolvimento da planta), sendo o do tipo N-P-K (05.25.15) que totaliza 5.750 kg. O adubo de cobertura N-P-K (20.00.20) que será distribuído chegará a quantidade de 2.300 kg. Os produtores também receberam casca de arroz e terra preta.

No mês de setembro foram distribuídas 140 toneladas de esterco (cama de frango) em todas as hortas. Esse insumo é utilizado para a preparação do solo que receberá as sementes e mudas, o que garantirá o desenvolvimento das plantas.