Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com objetivo de divulgar Palmas e o Destino Taquaruçu, os empreendedores atendidos pelo Projeto de Estruturação Turística do Destino Taquaruçu, técnicos da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Sebrae Tocantins participam da 31ª Feira Internacional de Turismo (Festuris), que acontece de  7 a 10 de novembro, na Serra Park, em Gramado (RS).

Segundo os organizadores, a Festuris é considerada pelo trade turístico a feira mais efetiva da plataforma de negócios da América do Sul, sendo a segunda maior em tamanho, e nessa edição a feira ocupará 25 mil metros quadrados. A Feira de Negócios é segmentada e reúne as principais tendências do turismo, que  também conta com o Meeting Festuris - Conteúdo e Networking, com diversos painéis de conhecimento, sendo um canal aberto de diálogo com o público, profissionais do turismo, agentes de viagens, representantes de destinos turísticos, empreendedores, órgãos oficiais de turismo, estudantes e universidades, além de todos, que estejam  interessados em conteúdo.

De acordo com presidente da Agtur, Eudes de Assis, além da participação no evento, a viagem também servirá para compartilhar algumas experiências com outras secretarias de turismo da serra gaúcha, como as cidades de Gramado e Canela. “O objetivo da visita é fazer trocas de experiências e interagir, assim como observar a metodologia do trabalho de como funciona o turismo na região Sul do País”, disse o presidente.

Caravana Tocantinense

A caravana tocantinense é composta por 47 pessoas, projetos turísticos atendidos pelo Sebrae Tocantins, dentre eles estão inclusos 10 empreendedores do Destino Taquaruçu que vão a 31ª Festuris, desta forma as agências de viagens/receptivos terão a responsabilidade de apoiar na divulgação e promoção do Destino Tocantins, como por exemplo, a rota Palmas/Jalapão e Taquaruçu, uma vez que a Capital foi beneficiada pelo programa Investe Turismo Nacional. Na caravana também está o presidente da Agtur e o gerente de Estruturação Turística, Willian Brito.

Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu

O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo em Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais.

Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista.  Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.