Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcos Veloso

Com letra de Selma Terra, a canção "Se o penhor da liberdade", interpretada pelas artistas gurupienses Clara Garcia e Ana Lúcia, foi a vencedora da 2ª edição do Festival da Canção de Gurupi - GuruFestival. Clara Garcia e Ana Lúcia também ganharam como melhores intérpretes. As canções vitoriosas foram anunciadas na noite deste sábado, 16, última noite da programação do aniversário de 61 anos do município, no palco externo do Centro de Convenções Mauro Cunha.

Clara Garcia expressou a felicidade de sair vitoriosa em sua primeira participação no festival. “Só alegria, este é o primeiro festival que participamos e já levar o primeiro lugar e melhor intérprete não tem explicação, o coração está a mil e com a sensação de dever cumprido. Agradeço primeiro a Deus e segundo a todos que fizeram parte e que me ajudaram em todos os momentos”, externou.

“Primeiro a sensação de gratidão a Deus é muito grande, porque este foi um festival lindo, com lindas canções, com músicos muito competentes, então acredito que não houve perdedor, houve somente ganhadores, e principalmente a plateia, que pode saborear a maravilha que foi esse festival de música, com lindas canções”, declarou Ana Lúcia.  

A noite foi aberta com a apresentação instrumental de Paulo Braga e em seguida com o show "Brasil Avarandado" feito pelos músicos e compositores Lucimar e Dorivã. Juntos cantaram músicas autorais que retratam vivências, belezas naturais e parte dos costumes e tradições Tocantinenses.

Seguindo a premiação, a canção que conquistou o segundo lugar foi "Filhos de um solo só", interpretada pelo grupo gurupiense Sonarte, que também foi eleita a mais popular pelo público do festival. Em terceiro, a música "Terra Seca", cantada por Josifran, que veio de São Paulo. "Cantador de coração", canção musicada por Keila Lipe, ficou com o quarto lugar. E em quinto, a canção “Mandingueiro do Norte”, interpretada por Chermont Jr. O título de melhor tema do Tocantins foi dado a canção "Tear de canções" cantada por Késia Carvalho. Na categoria instrumental ganhou a canção "Choro para o pai" tocada por José Dalton Falcão.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira parabenizou a participação de todos os músicos e falou da importância do evento para a valorização e reconhecimento dos artistas. "Prestigiamos grandes talentos nestas três noites de festival e parabenizo a todos pelas belíssimas apresentações. O GuruFestival é uma vitrine não só para os artistas gurupienses, mas para todos os que vêm de fora trazendo suas vivências, costumes e histórias. É um palco de trocas de experiências que só elevam o sucesso do nosso GuruFestival", afirmou o prefeito.

Homenagem à J Bulhões

A 2° edição do GuruFestival homenageou o músico tocantinense J Bulhões, que participou no ano de 2018 da primeira edição do festival e veio a falecer no início deste ano. Além do troféu que levou o seu nome, na ocasião os artistas cantaram uma música de sua autoria para a sua esposa, Edilma Francelino de Moura, que recebeu o carinho de todos.

A secretária de Cultura e Turismo, Zenaide Costa ressaltou a merecida homenagem ao músico J Bulhões. "Nosso querido J, foi um grande cantor e compositor e uma referência para mim, sempre me motivou quando eu pensava em desanimar nos meus trabalhos a frente da Secretaria de Cultura. Tenho certeza que Gurupi e o Estado do Tocantins deve muito ao J Bulhões e essa homenagem a ele é para lembrarmos sempre do grande artista que foi e do legado deixado por ele”, declarou.   

Neste ano o Gurufestival teve 68 canções inscritas, 20 foram selecionadas, sendo duas instrumentais. E foi dado aos vencedores, além do troféu J Bulhões, mais de 30 mil reais em premiação. Os três primeiros ganhadores também levaram para casa um violão, doado pela Araguaia FM do Grupo Jaime Câmara. A noite foi finalizada ao som do artista gurupiense Mário Souzza.