Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Formatura da 2ª turma de aspirantes a oficial da reserva do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 22º Batalhão de Infantaria (NPOR/22º BI) ocorreu no último sábado, 30 de novembro, no quartel do Batalhão do Exército, em Palmas/TO.

A programação da Semana do Aspirantado teve início na sexta-feira, 29, com a realização da cerimônia de premiação e descerramento da placa da “Turma Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil”. A premiação contou com a presença do desembargador do Estado do Rio Grande do Norte, Francisco Saraiva Dantas Sobrinho, atual Diretor da Escola de Magistratura daquele estado. O desembargador Francisco, que cursou o NPOR em 1973, na cidade de Natal, e tornou-se o 2º Tenente Saraiva Sobrinho a partir de 1975, que palestrou aos formandos e relembrou a sua história como Oficial do Exército Brasileiro.

Em solenidade realizada no pátio de formaturas da Organização Militar, os 18 concludentes do Curso de Formação de Oficiais da Reserva foram declarados Aspirantes a Oficial de Infantaria e prestaram o juramento perante a Bandeira do Brasil: “Ao ser declarado Aspirante a Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, assumo o compromisso de cumprir, na paz e na guerra, os deveres que me competem para a segurança e grandeza do Brasil, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida”.

O tenente coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, Comandante do 22º BI e diretor de ensino do NPOR, realizou a entrega da Medalha Correia Lima ao aspirante Monteiro, como reconhecimento da instituição por seu mérito intelectual ao concluir o curso em 1º lugar.

A programação foi concluída com o tradicional Baile do Aspirantado, realizado no Salão Prince Eventos, com a presença de militares, familiares e convidados.

Os novos Aspirantes a Oficial estão habilitados à inclusão no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e, caso existam vagas, poderão concorrer à seleção para ocupar cargos e exercer funções de Oficial Subalterno por até sete anos, após a realização do Estágio de Instrução Preparatório para Oficiais Temporários (EIPOT).

Relação de Novos Aspirantes a Oficial

Alailson Aguiar Ribeiro Junior; Daniel Barreira de Macedo Soares; Emanuel Monteiro de Macedo; Fabricio Ferreira Carvalho; Gabriel Pimentel Gonçalves; Guilherme Dias Lima; João Victor Fonseca Batista; Kedson Berckam Byechorf Batista Salazar; Luan Pereira Alves Reis; Luis Eduardo Bandeira Migotto; Pablo Monteiro Bringel; Paulo Manoel Noleto Morais; Renan Matheus Castro da Silva; Romulo Silva Pinto; Thiago Pereira de Souza; Tulio Almeida Ferreira; Vinicius Damasceno Oliveira; e William Tiago Lopes.

Classificação Final do Curso

1º lugar: AspOf Emanuel Monteiro de Macedo;

2º lugar: AspOf Fabricio Ferreira Carvalho; e

3º lugar: AspOf Kedson Berckam Byechorf Batista Salazar.