Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

O Governo, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), está realizando um levantamento das empresas em operação no Estado com demanda de importação e exportação aérea para subsidiar o alfandegamento do Terminal de Logística de Cargas (Teca) do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em Palmas.

Uma das empresas interessadas neste processo é a multinacional Corteva Agriscience que tem Centro de Pesquisa instalado no Estado, conforme demanda apresentada em reunião realizada, na sede da pasta, na última quinta-feira, 28, entre executivos da empresa e o secretário Tom Lyra.

Atualmente as empresas que movimentam mercadorias, periodicamente, por meio aéreo, no Tocantins, a exemplo da Corteva, precisam se dirigir a aeroportos de outros Estados porque o Tocantins ainda não dispõe de um recinto fiscalizado pela Receita dentro do Aeroporto de Palmas.

Com o resultado deste levantamento, segundo Tom Lyra, o Governo vai poder contar com subsídios para reforçar a solicitação.

“Queremos agilizar, junto à Receita Federal, esta demanda para favorecer a movimentação, armazenagem, e submissão a despacho aduaneiro de mercadorias procedentes ou destinado ao exterior”, afirmou.

O levantamento está sendo feito pela Diretoria de Atração de Investimento e Desenvolvimento Estratégico da Sics. Os interessados em ampliar seus negócios procurem o órgão para reforçar os estudos.