Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Medicamentos e insumos para tratamento de diabetes em falta no estoque regulador do estado

Mais uma vez a falta de medicamentos no estoque regulador da Secretaria Estadual da Saúde (SES) tem prejudicado pacientes que precisam de remédios e insumos com regularidade. A mãe de uma adolescente de 14 anos que faz tratamento de diabetes procurou novamente a reportagem do Conexão Tocantins para denunciar o descaso.

Segundo a diarista Valdirene Rodrigues de Souza, a filha já está sem nenhum remédio e sempre que vai ao estoque regulador do Estado a resposta é sempre a mesma: “eles me dizem sempre que está em processo de licitação, que não está disponível. Já tem quase 5 meses que não consigo pegar nenhum remédio para minha filha lá”, diz.

Valdirene informa que a última vez que conseguiu pegar os insumos que a filha precisa foi no mês de julho deste ano. Desde então os recursos estariam sendo negados. A mulher chegou a procurar a Defensoria Pública do Estado (DPE) e chegou a conseguir anteriormente uma decisão judicial que determinava que o Estado fornecesse os insumos. A decisão não foi cumprida.

A DPE informou que atualmente não há registros de atendimento à Valdirene na Central de Atendimento à Saúde (CAS). O órgão informou ainda que há diversas ações coletivas “em curso na Justiça com o objetivo de garantir a regularidade do abastecimento de medicamentos e insumos nos hospitais públicos. As ações mais recentes ainda aguardam decisão judicial”, diz a nota.

Ainda segundo a DPE, o Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) “acompanha a execução do orçamento e realiza vistorias frequentes nos hospitais públicos do Estado”, informa.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual da Saúde e aguarda resposta.